Menu
Brasília

Flagrantes da combinação celular e direção aumentam no DF

Arquivo Geral

19/07/2018 19h34

Foto: Angelo Miguel/Cedoc

No primeiro semestre deste ano, 34.413 condutores foram autuados no Distrito Federal pelo uso do celular enquanto dirigiam. Conforme dados do Departamento de Trânsito (Detran-DF), em média, foram flagrados diariamente 190 motoristas falando ou manuseando o aparelho. Ou seja, um a cada sete minutos e meio.

Em relação ao primeiro semestre de 2017, quando foram autuados 32.812 condutores, o aumento foi em torno de 5% em 2018. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o condutor flagrado utilizando o celular ao volante recebe multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira de Habilitação.

Segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o uso do celular ao volante é a terceira causa de mortes no trânsito. Prejudica a atenção do condutor, a percepção periférica do ambiente e o tempo de resposta diante de uma ocorrência súbita no trânsito.
Para o diretor-geral do Detran- DF, Silvain Fonseca, o uso de celular na direção é tão preocupante quanto a ingestão de bebida alcoólica. “Também é importante conscientizar os passageiros sobre os riscos que todos correm quando o motorista se distrai ao volante”, completa.

O Centro de Experimentação e Segurança Viária – Cesvi Brasil – também alerta que dirigir e telefonar ou acessar as redes sociais pode gerar acidentes graves, já que os condutores trafegam muitos metros sem olhar para o trânsito, ultrapassando a faixa de rolagem, freando bruscamente, caindo em buracos e até causando acidentes inesperados.

Lei Seca

A fiscalização também está de olho em quem dirige depois de consumir bebida alcoólica. De acordo com um levantamento do Detran-DF, apenas em junho de 2018 foram autuados 1.701 condutores por dirigirem após o consumo de bebida alcoólica, uma média de 56 multas por dia. Os dados são preliminares, mas representam 68,9% mais infrações que as registradas em junho de 2014, quando ocorreu a Copa do Mundo no Brasil, e houve 1.007 multas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado