Menu
Brasília

Festa de Nossa Senhora Aparecida reúne fiéis na Esplanada

Arquivo Geral

12/10/2016 18h46

Atualizada 13/10/2016 7h13

Foto: Josemar Gonçalves

João Paulo Mariano
Especial para o Jornal de Brasília
[email protected]

Cerca de 50 mil pessoas participaram dos eventos em comemoração ao dia da padroeira de Brasília e do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, na Esplanada dos Ministérios, ao longo de toda a quarta-feira. De acordo com a Polícia Militar, durante a tradicional procissão, 25 mil pessoas cruzaram parte do centro do poder com velas nas mãos e pedidos na cabeça e no coração para receber as bênçãos.

A doméstica Raimunda Cassimiro, 70 anos, acompanha os eventos de Nossa Senhora Aparecida há mais de 15 anos. Nem o derrame que ela sofreu neste meio tempo a impediu de segurar a vela e rezar o terço junto aos milhares de católicos. Ela diz que foi pedir e agradecer e que enquanto puder “se mexer” vai participar.

“Eu sempre fui criada na fé católica. A festa para mim é mais que importante. Ela é nossa mãe”, afirma a monitora Carla Bertoli, 36. O auxiliar administrativo Bruno Alves, 36, acompanhava Carla na Esplanada. Segundo ele, a participação no evento em homenagem a Nossa Senhora sempre foi importante porque a fé, diz ele, é fortalecida.

O coordenador da festa e pároco da Catedral padre João Firmino concorda com Bruno Alves. O evento é importante para convidar a todos a vivenciarem um fortalecimento da fé e dar vigor para o fim de ano que vem por aí. Ele se surpreendeu com o número de crianças que compareceu ao evento, em especial durante a manhã, quando tudo foi organizado para que os pequenos pudessem aproveitar o dia deles um pouco mais próximos dos assuntos religiosos.

Manhã dedicada às crianças

Pela manhã, houve uma missa para as crianças que, depois, puderam brincar e até ganhar alguns presentes. À tarde, foi o período preparado para os devotos da mãe de Jesus lotarem a Esplanada dos Ministérios. A festa é considerada uma das duas maiores comemorações organizadas pela Arquidiocese de Brasília, junto ao Corpus Christi. Neste ano, segundo o padre João, a Igreja precisou adaptar a festa à realidade vivida pelo país com a crise. Ele garante que a estrutura é a mesma de anos anteriores, mas que foram pedidos descontos maiores para que tudo ocorresse à altura que a comemoração pede.

“A festa de Nossa Senhora Aparecida tem um simbolismo muito grande. Primeiro é pescado um corpo, depois a cabeça que se encaixa. A gente vê a graça de Deus”, afirma padre João, que lembra que ontem também ocorreu a abertura do Ano Mariano em todo o Brasil para comemorar os 300 anos do encontro da imagem que ocorrerá no ano que vem.
A celebração foi presidida pelo arcebispo de Brasília Dom Sérgio da Rocha. E foi uma das últimas, já que, no início desta semana, ele foi anunciado como cardeal pelo Papa Francisco. A nomeação será em Roma no dia 19 de novembro.

Saiba mais

O dia de Nossa Senhora Aparecida é comemorado em 12 de outubro desde 1980, quando a basílica, localizada na Cidade de Aparecida (SP), foi consagrada pelo Papa João Paulo II. O templo é o quarto santuário mais visitado do mundo.

A aparição da imagem ocorreu em 1717. Na época, o governante das capitanias de São Paulo e Minas de Ouro estava de passagem por Guaratinguetá, no Vale do Paraíba. Animado com a visita, o povo daquela região resolveu fazer uma festa e chamar três pescadores para lançar as redes no rio e garantir o banquete. Depois de inúmeras tentativas sem sucesso, eles pescaram a imagem e os peixes se multiplicaram.

Josemar Gonçalves

Josemar Gonçalves

Foto: Josemar Gonçalves

Foto: Josemar Gonçalves

Foto: Josemar Gonçalves

Foto: Josemar Gonçalves

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado