Menu
Brasília

Festa de Nossa Senhora Aparecida reúne 80 mil fiéis na Esplanada

Arquivo Geral

12/10/2017 18h13

Myke Sena

Cerca de 80 mil fiéis, segundo a Polícia Militar, passaram pela Esplanada dos Ministérios ao longo desta quinta-feira (12) para prestigiar Nossa Senhora Aparecida. O número superou até a expectativa dos organizadores, que esperavam aproximadamente 70 mil pessoas. O evento, que teve inícios às 8h30, seguiu tranquilo durante todo o dia, de acordo com a corporação. O Corpo de Bombeiros informou que 10 pessoas precisaram de atendimento após passarem mal por causa do calor. A maioria delas, segundo a corporação, eram idosos.

Para garantir a procissão para a padroeira do Brasil, por volta das 16h, a via S1 foi fechada gradualmente. Mais tarde, às 18h, a via N1 também foi interditada. Segundo a corporação, as pistas devem ser liberadas a partir das 21h, após a dispersão dos religiosos. O cortejo à luz de velas saiu Catedral e seguiu até ao altar principal, montado do lado externo da igreja.

Durante a celebração, que ocorreu no gramado central da Esplanada dos Ministérios, próximo à Catedral Metropolitana, os fiéis receberam uma chuva de pétalas de rosas, distribuídas por um helicóptero do Corpo de Bombeiros que sobrevoou o local.

Edsionice Lemes, de 52 anos, veio de Santa Maria em um ônibus com o grupo da igreja para assistir à cerimônia. A devota de Nossa Senhora, muito emocionada, disse ter ido para agradecer às graças que recebeu. “Ela me ajuda muito e sempre me ajudou a cuidar da minha família.”

Myke Sena

Myke Sena

As atividades na Esplanada nesta quinta (12) começaram com a missa dedicada às crianças. a programação foi voltada para os pequenos, com a missa das crianças e a coroação de Nossa Senhora. O ponto alto da festa ficou por conta da Missa Solene, presidida pelo arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, cardeal Sergio da Rocha.

Acompanhado da mãe, Teresa Rollemberg, o governador Rodrigo Rollemberg assistiu à missa solene presidida pelo arcebispo de Brasília, cardeal dom Sergio da Rocha.

Para o governador, esse tipo de celebração enche o coração de esperança. Ele aproveitou par pedir dias melhores para a população de Brasília. “Que possamos ter chuvas generosas para abastecer nossos reservatórios, que tenhamos inspiração e coragem para fazer o melhor pra cidade”, comentou.

Em 2017, o evento celebra também os 300 anos de quando três pescadores encontraram a imagem da Nossa Senhora Aparecida, nas águas do Rio Paraíba do Sul.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado