Menu
Brasília

Festa de debutante realiza sonho de meninas com câncer

Arquivo Geral

15/04/2019 7h00

Debutantes assistidas pela Abrace ganharam festa com tema “Baile de Máscaras” nesse domingo (14). Foto: Ana Karolline Rodrigues / Jornal de Brasília.

Ana Karolline Rodrigues
[email protected]

Oito meninas e um sonho em comum: ganhar uma festa de 15 anos. Uma comemoração como esta, que poderia parecer algo simples para muitas adolescentes nessa idade, entretanto, significou algo muito maior para Bianca, Beatriz, Eduarda, Géssica, Maria Eduarda, Nicole, Rafaela e Sarah. Com muita perseverança, elas travam lutas contra o câncer e doenças do sangue e contam com assistência da instituição de apoio Abrace para melhores condições de tratamento. Nesse domingo (14), em um evento promovido por parceiros da associação, as oito meninas viveram um momento já não focado em tal rotina de luta, mas sim, para a tão esperada concretização deste aniversário.

“É a realização de um sonho”. Foi assim que Eduarda Mendes Passos Rodrigues, 14 anos, definiu a comemoração. Desde que nasceu, ela conta que recebia transfusões de sangue todo o mês. “Eu tinha hemoglobina muito baixa. Com uns 12 anos os médicos ainda não entendiam porque eu estava precisando de transfusão, porque tenho anemia falciforme e não precisava disso mais. Então, descobriram uma outra anemia, a de Blackfun-Diamond. Eu não produzia os glóbulos brancos, os de defesa do corpo”, narrou.

Segundo Eduarda, desde os 10 anos ela estava em uma fila aguardando por transplante de medula óssea. E, em 2017, conseguiu um doador compatível. “Tive que fazer quimioterapia para receber a medula. Para mim, foi difícil no começo saber que iria perder meu cabelo, mas agora estou tratada”, comemorou.

Para Maria Eduarda Alves de Carvalho, 14 anos, a festa promovida para as aniversariantes foi uma oportunidade para “um dia de princesa”. Ela, que desde os quatro meses de idade faz acompanhamento médico também para anemia falciforme, conta que já tem o apoio da Abrace há pelo menos quatro anos. Segundo Maria Eduarda, a festa de comemoração de seus 15 anos é uma oportunidade que ela não teria sozinha. “É muito legal. Eu conheci várias meninas que também têm [anemia falciforme], conheci coisas que eu não iria ter em outras festas. Eu conheci um estilista e eu quero ser estilista. Isso foi tão, uau. Então é uma oportunidade que não teria antes”, afirmou.

Eduarda Mendes Passos Rodrigues (à direita) e Maria Eduarda Alves de Carvalho (à esquerda). Foto: Ana Karolline Rodrigues / Jornal de Brasília.

Apoio mútuo

Diferentemente das duas debutantes, Bianca Stefany Patricio de Oliveira, 15 anos, descobriu que estava com leucemia em janeiro deste ano. Apesar do abalo emocional ao descobrir a doença, a adolescente segue em tratamento com uma ajuda reforçada de sua mãe, Sandra Evangelista de Oliveira, 39 anos, que também já passou pelo câncer.

Em 2017, Sandra descobriu em um exame de rotina que estava com um câncer em sua mama direita. Até julho do ano passado, então, ela fez uma série de tratamentos. “Fiz químio, a retirada total da mama direita, rádio e agora falta a reconstrução. Comigo não fiquei tão abalada. Eu tenho muita fé em Deus. Nunca tive medo de morrer por isso. Agora, com a minha filha eu fiquei muito abalada”, contou.

Segundo a mãe de Bianca, a adolescente já começou o tratamento no dia seguinte ao que foi diagnosticada. “Do nada começou aquela fraqueza. Então, apareceu uma mancha roxa na perna dela, mas achamos que ela tinha batido em alguma coisa. Depois, foram umas manchas na coxa. Aí, foi quando eu entrei em desespero. Ela fez exame de sangue e pediram para repetir. Aí eu já fiquei desesperada, já sabia que seria algo ruim. No segundo dia que descobrimos, ela já começou o tratamento”, relatou.

Para a mãe, por já ter enfrentado a doença também, ambas se apoiam mutuamente neste processo de tratamento. “Eu passo muita força para ela. Confio muito em Deus. Eu não tenho um pingo de dúvida que ela vai ficar bem”, garantiu.

Sandra Evangelista de Oliveira e Bianca Stefany Patricio de Oliveira. Foto: Ana Karolline Rodrigues. Foto: Ana Karolline Rodrigues / Jornal de Brasília.

Valorização da vida

Em discurso na festa, a presidente da Abrace, Maria Angela Marini, afirmou que o objetivo do momento era fazer com que as debutantes se sentissem prestigiadas e valorizassem a vida. “Vamos viver a vida, ela é o melhor presente que Deus nos deu. E hoje é esse dia, é esse dia de celebrarmos e valorizarmos isso”, disse. “Nós aqui da Abrace nos sentimos muito honrados por essa assistência com um olhar mais positivo para a vida, que é muito importante na vida de qualquer ser humano”, completou, agradecendo aos apoiadores da comemoração.

O evento, que já está em sua oitava edição, é garantido anualmente por meio de apoiadores da Abrace. Nesse domingo, as oito debutantes tiveram direito a maquiagem, sessão de fotos, escolha de vestidos, encontro para degustação de doces e arrumação para a festa no espaço de beleza Renoir Cabelo e Arte. Segundo os organizadores Christian Brito, Maria Amélia e Fernando Peixoto, todas as etapas do dia foram proporcionadas às aniversariantes por voluntários.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado