Menu
Brasília

Estelionatário que estava com 17 cartões clonados é preso em Planaltina

Arquivo Geral

28/12/2018 8h43

Divulgação/PMDF

Da Redação
[email protected]

Um homem foi preso no final da tarde de quinta-feira (27) pela Polícia Militar, após a corporação descobrir que ele é estelionatário. Na casa de Maurício Aerton de Souza Fernandes, foram encontrados 17 cartões clonados, além de objetos que ajudavam na falsificação dos documentos. Há suspeitas de mais pessoas envolvidas no crime.

A prisão aconteceu durante um patrulhamento da corporação. A PM havia abordado um carro que transitava pela Quadra 1 do Arapoangas, em Planaltina. Dentro do carro, Maurício portava um cartão com nome de terceiro. Ele foi questionado três vezes de quem era o cartão e, nas três vezes, afirmou que era dele.

Os militares, então, fizeram uma busca detalhada dos dados e conseguiram o telefone do proprietário. Ao telefone, o homem informou que o cartão havia sido extraviado e que já tinha até boletim de ocorrência e pedido o cancelado na operadora do cartão, pois compras estavam sendo feitas.

Maurício Aerton foi preso pela PMDF. Divulgação/PMDF

Diante da situação, os policiais fizeram uma busca na residência de Maurício e, com o seu consentimento, encontraram: 17 cartões, 10 identidades preenchidas com dados alterados, 17 cédulas de identidade em branco, três carimbos de cartório, um perfurador de placa, um documento de carro, uma máquina fotográfica, um notebook, uma scanner, uma CPU, um HD e um celular.

Clonagem

Segundo o porta-voz da PMDF, Major Michello Bueno, ainda não há a forma exata como Maurício clonava os cartões. “Ou ele enganava as pessoas em agência bancária, ou colocava uma máquina que clona o cartão no caixa eletrônico. São as duas principais formas que quadrilhas agem nesses crimes”, aponta.

Também existem suspeitas de que o estelionatário não agia sozinho. “A gente desconfia que tem outras pessoas que passam os dados para ele”, acrescenta. Conforme o major, Maurício ostentava uma vida boa, sendo que vivia somente do crime.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado