Menu
Brasília

Estelionatário é preso após aplicar golpes durante oito anos em lojas no DF

Arquivo Geral

22/01/2019 13h29

Divulgação/PCDF

Brenda Abreu

[email protected]

A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu em flagrante um estelionatário suspeito de clonar listas de casamentos feitas online por lojas de departamento. A investigação aponta que o homem recebia os presentes destinados aos noivos e revendia, ou até mesmo, tomava para si. A operação, denominada Recém Casados, foi deflagrada nesta terça-feira (22) e apura que o crime de estelionato aconteceu em conjunto com criminosos de outros estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará.

O autor dos golpes no DF conseguiu ter acesso aos dados das pessoas que acessavam essas listas e compravam presentes. De posse das informações pessoais, como e-mail e número de cartão de crédito, ele entrava em contato com as lojas de departamento para pedir alteração do endereço de entrega. “O homem realizou um total de 933 pedidos de compras fraudulentas entre 2011 e 2019, porém parte desse montante, cerca de 684, foram bloqueados pelos sistemas de segurança das lojas”, explica o delegado da operação, Guilherme Sousa Melo.

Desde maio do ano passado, após as lojas denunciarem os golpes, que a polícia suspeita da prática criminosa. Segundo o delegado, 27% dos pedidos foram aprovados ao longo dos anos, causando um prejuízo de R$ 500 mil. O criminoso mora em Planaltina, mas a entrega dos presentes acontecia não só em sua residência, mas em outras que ele alugava para esse fim.

Nas residências onde os presentes eram entregues foram apreendidos televisores, videogames, notebooks, caixas de som, fogões, geladeiras, armários, máquina de lavar, dentre outros pertences. A investigação da polícia continua para poder identificar outros envolvidos no esquema fraudulento tanto no DF, como em outros estados.

O grupo criminoso poderá responder pela prática de crimes de estelionato e associação criminosa. O autor, que já possui passagens por estelionato, poderá pegar até 15 anos de prisão.

Veja o vídeo do caminhão com as mercadorias apreendidas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado