Menu
Brasília

Especialista dá 8 dicas para aproveitar bem a Black Friday

Arquivo Geral

24/11/2017 13h37

Shutterstock

A Black Friday brasileira está chegando e com ela vem a oportunidade de comprar aquele item desejado há meses. Afinal, essa é a data dos descontos – que muitas vezes podem chegar a 80% do valor original. Mas, como sabemos, nem tudo são flores. “Eu já vi, e acredito que muitos também já devem ter visto, diversas ‘black fraudes’ e pegadinhas no meio de tantas ofertas, o que faz com que a Black Friday, apesar de ser uma data maravilhosa, também seja cheia de problemas. E isso dá uma dor de cabeça danada”, diz o especialista em educação financeira Thiago Nigro, que enumera logo abaixo 8 dicas para quem pretende aproveitar a Black Friday de verdade.

1. Faça uma wishlist (Lista dos desejos).

Segundo o especialista, uma lista de desejos é o básico que você precisa fazer. E a ideia é bem simples: em uma Black Friday, o cenário é o mesmo: nós temos recursos limitados, tempo limitado, limite limitado, mas o nosso desejo é ilimitado. E esse é sempre um cenário problemático. “Para você ter o maior controle possível sobre as compras que você faz, e para não acabar botando o pé na jaca, é indicado fazer uma listinha com todos os produtos que você quer e com o valor máximo que pretende gastar. Isso já é um bom começo para você não acabar se complicando”, orienta.

2. Comece a busca o mais cedo possível.

Você precisa fazer uma lista de desejos com antecedência, e precisa começar rápido. O fato de procurar antes da Black Friday pode fazer com que tenhamos alguma dificuldade em ter uma noção exata sobre o quão grande vão ser os descontos. Porém, procurar com uma certa antecedência tem 2 vantagens, garante Nigro:

a. Alguns sites divulgam também prévias dos descontos;
b. Os melhores descontos, muitas vezes, são aqueles que encontramos no começo da Black Friday.

“Então, a ideia de rapidez aqui é que você tem que estar atento caso a sua loja preferida divulgue os preços de Black Friday antes da hora e também de, quando chegar o dia, você já vai estar preparado bem cedo para fazer as compras. E você, claro, não precisa acordar cedo e ficar na porta da empresa, já que pode fazer isso online. O que eu sugiro, nesse caso, é que você abra a conta no site antes da data, porque para fazer a compra é necessário ter uma conta, mas, dependendo do site que você acessar, vai ter um fluxo enorme de pessoas entrando ao mesmo tempo, por isso é muito capaz que você tenha alguma dificuldade para comprar, caso não tenha feito uma conta no site com antecedência”, explica.

3. Histórico de preços.

Pesquise sempre o histórico de preços do produto que está em sua lista de desejos. Assim, você saberá se o produto que você está comprando realmente está com um bom desconto digno da Black Friday.

4. Compre com o cartão de crédito.

É certo que o cartão de crédito é o principal vilão das compras compulsivas, mas ele tem um valor muito útil nesta data: a facilidade com que você consegue pedir estorno. “Se no pior dos casos acontecer algum problema com a sua compra e você quiser um estorno, fazer isso com uma compra feita pelo cartão de crédito é muito mais prático e seguro do que fazer pelo boleto”, garante o educador financeiro.

5. Black Friday legal.

Já que estamos falando de cuidados, um mecanismo importante para quem deseja comprar produtos que realmente fazem parte de uma venda legítima de Black Friday é o selo Black Friday Legal, um selo que garante que a oferta que você está vendo realmente faz parte de uma oferta legítima, sem enganações. “Claro que pode ser que hajam produtos que não tenham o selo, mas que tenham ofertas reais. Só que esse selo é um parâmetro interessante pelo qual você pode se descomplicar e perder um pouco de desconfiança na hora de adquirir um produto. É bem bacana”, indica Nigro.

6. Use o PROCON como seu amigo

E caso o selo não seja o bastante, ainda temos um outro aliado do cliente: o PROCON. Isso porque o PROCON disponibiliza uma página pública, ou seja, que qualquer um pode acessar, com uma lista de todas as empresas/sites que são perigosos para realizar compras.

7. Use programa de pontos

Esse é um bom momento para usar o programa de pontos, pois você pode conseguir muito mais pontos nessa data.

8. Cyber Monday

Muitas pessoas não sabem, mas existe um dia especial para quem não consegue adquirir as promoções da tão esperada sexta-feira do ano: a Cyber Monday, que geralmente é a segunda-feira seguinte à Black Friday, onde vários sites ainda oferecem produtos com descontos interessantes para aqueles que não conseguiram aproveitar o dia de descontos anteriormente.

“Eu, sinceramente, não vi isso acontecer muito no Brasil, mas, de qualquer forma, pode ser uma baita oportunidade para adquirir produtos importados ou até mesmo produtos de multinacionais que têm operações no Brasil. Podemos ver a Cyber Monday acontecendo, por exemplo, na Amazon brasileira e no Walmart brasil. Por isso, é muito legal que você fique atento também na segunda-feira após Black Friday”, orienta Thiago Nigro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado