Menu
Brasília

Escritora de Brasília é finalista do Prêmio Jabuti

Arquivo Geral

22/10/2016 18h23

Alexandre Fortes/Divulgação

O livro Mulheres que mordem (Imã Editorial), da jornalista e escritora Beatriz Leal, é finalista na categoria Romance do 58º Prêmio Jabuti, a maior premiação de literatura do país. Paulista radicada em Brasília, onde a obra foi escrita e também serve de cenário para parte do enredo, Beatriz Leal foi selecionada entre mais de 2.400 inscritos e concorre aos prêmios com outros 9 indicados.

Mulheres que mordem conta as histórias de Laura, Elena, Rosa e Clara: mulheres que viveram a ditadura da Argentina de diferentes formas, dos anos 1970 a 2006. Filhas, mães, esposas, avós: de cada lado da História, todas são guerreiras até os dentes e, em MQM, têm suas vidas contadas por diferentes vozes. É ficção, mas poderia não ser.

Sobre o livro

Uma mãe torturada, outra mãe, adotiva. Uma avó que encontra na aluna de piano a esperança e o alívio. Quatro mulheres e quatro mordidas. Quatro histórias entrelaçadas para falar da ditadura argentina. Mulheres que mordem é um romance sobre — e para — mulheres intensas.

Um narrador oculto conta a história de Elena e Laura, em diferentes tempos verbais: a história da primeira se passa no final de década de 1970 e no começo da de 1980, em Buenos Aires, enquanto a vida da segunda se desenrola em 2006, na capital brasileira. Contemporânea de Elena e também residente em Buenos Aires, Rosa conta sua história por meio de cartas ao namorado da filha desaparecida, enquanto a história de Clara se desenrolará na voz de seu torturador em sessões de terapia, anos mais tarde.

Essas quatro mulheres, em quatro mordidas ilustram narrativas que, contadas cada uma à sua maneira, se entrelaçam e ajudam a ilustrar um pedaço da história da ditadura da Argentina, dos desaparecidos durante o período, das cerca de 500 crianças sequestradas e adotadas por famílias de militares e policiais da década de 1970 e, principalmente, da agonia e espera das avós que, até hoje, buscam pistas para encontrar os netos sequestrados.

A ficção proposta conta a história de uma neta adotada, de uma mãe torturada, de uma mãe adotiva e de uma avó que encontra na aluna de piano a esperança e o alívio do fim da busca.

Sobre a publicação

Livro de estreia de Beatriz Leal, Mulheres que mordem foi selecionado pelo projeto Motor de edição social (crowdfunding), da Imã Editorial. A campanha de financiamento coletivo ficou no ar por pouco mais de dois meses. Nesse tempo, 78 pessoas pré-compraram o livro, possibilitando a publicação da primeira edição. A escritora já esteve me diversas feiras e eventos literários. Durante a III Bienal Brasil do Livro e da Leitura, em Brasília, o livro estará à venda no estande da Bienal Independente.

Prêmio Jabuti

Realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o prêmio tem júri formado por especialistas de cada categoria, indicados pelo Conselho Curador do Prêmio, composto por Marisa Lajolo, Antonio Carlos de Morais Sartini, Frederico Barbosa, Luís Carlos de Menezes e Pedro Almeida. A relação de finalistas foi validada pelo Conselho Curador e pela Auditoria Ecovis Pemom.

A cerimônia de entrega do Jabuti acontecerá em 24 de novembro, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. Os primeiros colocados receberão o troféu Jabuti e R$ 3,5 mil; também os vencedores dos segundos e terceiros lugares ganharão o troféu.

Neste dia, serão revelados os vencedores do Livro do Ano – Ficção e Livro do Ano – não Ficção que serão comtemplados com o prêmio de R$ 35 mil, além da estatueta dourada.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado