Menu
Brasília

Empresário lança livro que narra a sua experiência na luta contra o câncer de mama da esposa

Colaborador JBr

25/08/2016 6h30

Ana Lúcia Ferreira

Ana Lúcia Ferreira
[email protected]

Uma história real de amor e companheirismo de um casal na luta contra uma doença que ainda é tabu para a sociedade. Essa é a promessa do livro “Like a bridge, o outro lado do câncer”, que o autor Alexandre de Alcântara lança no próximo sábado (27), na livraria Leitura do Pier 21.

O livro, de 150 páginas, foi escrito em apenas três meses após a perda da esposa e traz a narrativa sobre vários aspectos de alguém que passou pela experiência de estar do lado de uma pessoa com câncer. Sexo, família, tipos de tratamento, dores e alegrias são alguns dos assuntos abordados na obra. O título foi escolhido por conta da canção “Bridge over troubled water”, cantada na voz de Elvis Presley, que acompanhou o casal nos últimos momentos juntos.

Arquivo Pessoal

Arquivo Pessoal

Alexandre e Denise foram apresentados em 2008, mas somente em outubro de 2009 iniciaram um relacionamento. Logo se apaixonaram e, no tempo em que estiveram juntos, viveram momentos especiais na vida um do outro, selados por muita cumplicidade. “Ela costumava me dizer que comigo todo dia era sábado. Pois, assim como eu, ela trabalhava durante o dia e eu gostava de sair com ela a noite. Logo engatamos o namoro e em pouco tempo estávamos morando juntos. Foi numa viagem de Réveillon para Nova York, em 2011, que decidimos que queríamos nos casar e ficarmos juntos”, lembrou Alexandre.

Entre o casal, a sintonia sempre foi o “carro chefe” da relação. Juntos, dividiram viagens, passeios e as alegrias da vida a dois. “Nossa maior briga aconteceu porque eu não lavei o copo com sabão”, disse, sorrindo, Alexandre. E completou: “não tínhamos tempo para discussões, pois elas não existiam”.

O empresário viveu o outro lado do câncer. Acompanhou de perto toda a batalha da esposa durante os quatro anos na luta contra a doença. O casal estava recém casado quando, em 2012, Denise recebeu o diagnóstico de câncer de mama. Daquele momento em diante, os dois decidiram que iriam aproveitar da melhor foma possível o tempo que teriam juntos. “Tínhamos apenas dois meses de matrimônio e o desejo de aproveitar a vida e conhecer lugares. Não foi a doença que nos impediu. Conversamos com os médicos, fizemos todos os exames necessários e seguimos nossos planos”, afirmou.

Arquivo Pessoal

Arquivo Pessoal

Em meio a muitas fotos, o autor contou ao JBr. parte dos momentos vividos ao lado da esposa. Falou sobre o momento delicado que é a queda de cabelo e, sobre uma das principais recordações: a festa de Réveillon produzida especialmente para Denise, na fase final do tratamento. “Ela estava bem debilitada e não podia mais sair do hospital. Foi então que tive a ideia de fazer um fim de ano no leito de internação. Levei uma roupa branca, comprei espumante, refrigerante para ela, frutas, queijos, castanhas e tudo o que simbolizava a passagem para o novo ano. E ali, ao meu lado e ao lado da mãe, ela pôde passar aquele último momento”, contou.

A produção do livro ocorreu por dois motivos especiais. O primeiro foi para atender um pedido da própria Denise, feito antes de falecer, para o esposo. “Ela disse que eu precisava escrever a minha história, pois tinha muita coisa pra contar. Ela era tão generosa e humilde que pediu que compartilhasse o meu lado de tudo aquilo e não apenas o nosso amor”, relatou. O segundo incentivo veio das situações passadas no dia a dia. “Percebi que tinha alguma coisa errada com as pessoas que passam por tal experiência. Com o que elas pensam e como elas lidam com tudo aquilo. Então, decidi que precisava fazer alguma coisa pra reverter essa situação”, explicou.

O autor descreve a experiência vivida e compartilha a sua trajetória numa jornada que, segundo o próprio Alexandre, foi de muita tristeza, mas também muito aprendizado. “Consegui me curar e superar a dor por meio de uma catarse. Coloquei nossa história nas páginas em branco e dei significado a tudo aquilo. Precisava dizer a outras pessoas que vale a pena essa luta por quem se ama, por mais que o final não seja aquele que todos esperamos. Não devemos nunca abandonar quem precisa da gente”, finalizou.

Saiba Mais

Em junho de 2013, Denise recebeu a notícia que estaria curada da doença. Porém, em março de 2014, ela recebeu um novo diagnóstico de metástases avançadas espalhadas na coluna e no fígado.

Denise faleceu em janeiro deste ano. Antes de morrer, ela pediu para ser cremada e que suas cinzas fossem lançadas em Veneza, seu lugar favorito.

Arquivo Pessoal

Arquivo Pessoal

Serviço

Data: 27 de agosto
Hora: Das 18h30 às 21h30
Local: Livraria Leitura – Shopping Pier 21 – Setor de Clubes Esportivos Sul (SCES), Trecho 2 Lote 32 – Asa Sul – Brasília / DF
Valor de venda do livro: R$ 35,00
Informações: (61) 9 8440-1100
Entrada franca

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado