Menu
Brasília

Emissão de carteira de identidade pode ser agendada pela internet no DF

Arquivo Geral

05/07/2016 23h29

Nilson Carvalho/Agência Brasília

Aqueles que precisarem emitir a primeira ou a segunda via da carteira de identidade podem marcar dia, horário e local pelo site da Polícia Civil do Distrito Federal para o atendimento presencial. O serviço teve início nessa segunda-feira (4) e, de acordo com a corporação, a previsão é que nas próximas semanas, as seis unidades do Na Hora e as nove delegacias que expedem o documento estejam disponíveis para seleção no sistema.
Segundo a Polícia Civil, até o meio-dia desta terça-feira (5), foram feitos 497 agendamentos. A implementação do sistema teve custo zero e, por enquanto, o serviço pode ser solicitado para as unidades do Na Hora de Ceilândia, do Gama, do Riacho Fundo I, das Rodoviárias do Plano Piloto e de Taguatinga, além dos postos de identificação biométrica da 1ª Delegacia de Polícia, na Asa Sul; da 4ª, no Guará; da 6ª, no Paranoá; da 27ª, no Recanto das Emas; da 31ª, em Planaltina; e da 32ª, em Samambaia.

O novo serviço possibilitará ao cidadão maior comodidade. De janeiro a maio, em todos os postos, cerca de 800 pessoas compareceram diariamente em busca desse atendimento e, dessas, 20% retornavam sem o serviço.

Como agendar a emissão da carteira de identidade pela internet
Ao acessar a página da Polícia Civil, deve-se clicar na opção Agendamento, escolher entre primeira ou segunda via e, em seguida, a unidade de atendimento, o dia e o horário desejados. Serão exibidas as informações sobre o procedimento, como os documentos que devem ser levados no dia do atendimento presencial.

Ao avançar, é preciso preencher formulário com dados pessoais, de contato e de endereço. O solicitante receberá e-mail de confirmação. Aqueles que têm identidade em outra unidade da Federação devem seguir os procedimentos de primeira via.

Documentos necessários para primeira ou segunda via da carteira de identidade
A primeira via da carteira de identidade é gratuita. Para a segunda, a taxa é de R$ 42, e o pagamento precisa ser feito no Banco de Brasília antes do atendimento presencial. Estão isentas pessoas com deficiência, as que tiveram o documento roubado e, uma única vez, as com renda mensal inferior a um salário mínimo. Além desses casos, não pagam os idosos, quando se tratar de primeira via com a expressão “maior de 65 anos”, e aqueles cujo documento tenha a inscrição “validade técnica das impressões digitais — 1 ano”. Se a carteira for expedida com erro de transcrição de dados ou digitação, também não será cobrada a taxa.

No dia do atendimento presencial, brasileiros natos e solteiros precisam apresentar a certidão de nascimento. Os casados, divorciados ou viúvos entregam a certidão de casamento com averbação, dependendo do estado civil. Já para os naturalizados é exigido o certificado de naturalização ou, se menor de 18 anos, o certificado de naturalização provisório. No caso de portugueses, pede-se o certificado de igualdade de direitos e deveres, ou a portaria de igualdade de direitos e deveres, e a carteira de estrangeiro.

No dia do atendimento presencial é preciso levar os documentos em vias originais ou cópias autenticadas em cartório e, no caso de segunda via, o comprovante original de pagamento

É possível incluir, ainda, os números do cadastro de pessoas físicas (CPF), do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) na carteira de identidade. Para isso, o cidadão que desejar precisa levar os documentos comprobatórios. As fotos serão feitas no local, não é necessário levar.

A recomendação, segundo o diretor do Instituto de Identificação da Polícia Civil, Claudionor Batista, é que as pessoas cheguem pelo menos 20 minutos antes do horário marcado, para fazer o pré-atendimento, e levem o código de agendamento (informado no e-mail de confirmação do dia e do horário do atendimento presencial). Caso não possa comparecer, pede-se que 24 horas antes seja cancelado ou remarcado o horário — operações que também podem ser feitas pelo site.

O prazo de entrega do documento — tanto para a primeira quanto para a segunda via — é de dez dias úteis. O cidadão deverá buscá-lo no mesmo posto de atendimento, mediante apresentação do protocolo.

O atendimento presencial sem agendamento continua com a distribuição de senhas diariamente nas nove delegacias com posto de identificação e dos seis postos do Na Hora
No primeiro dia do agendamento virtual, o sistema apresentou picos de lentidão, devido ao grande número de acessos. Os problemas já foram resolvidos, de acordo com Batista.

Agendamento pelo número 156
O agendamento da emissão da carteira de identidade pelo telefone 156 continua para as cinco unidades do Na Hora — Ceilândia, Gama, Riacho Fundo I, Rodoviária e Taguatinga. É preciso escolher a opção 9 e, em seguida, a 4. Depois, é só informar ao servidor em qual posto do Na Hora deseja solicitar a carteira. O atendente informará o local, a data, o horário e o número do protocolo.

O atendimento presencial sem agendamento continua com a distribuição de senhas diariamente nas nove delegacias com posto de identificação e dos seis postos do Na Hora.

Emissão da cédula de identidade

UNIDADES DO NA HORA
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30
Aos sábados, das 7h30 às 12h30

Agendamento pelo 156, pelo site e atendimento presencial sem marcação prévia

Ceilândia Sul
Shopping Popular
QNM 11, Área especial, piso superior, Ceilândia Sul

Gama
Gama Shopping
EQ 55/56, Área Especial nº 1, Setor Central

Plano Piloto
Rodoviária do Plano Piloto (Plataforma D)

Riacho Fundo I
Shopping Riacho Mall, 2º andar, QN 7, Área Especial nº 1

Taguatinga Sul
QS 3, Lote 11, Lojas 4 a 8, Pistão Sul

Atendimento apenas presencial sem agendamento

Sobradinho
Quadra Central, Bloco 11, Lote 7, Lojas 16 a 24, Edifício Serra Shopping

DELEGACIAS DE POLÍCIA CIVIL
De segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas

Agendamento pelo site e atendimento presencial sem marcação prévia

Asa Sul
1ª Delegacia de Polícia
Setor Policial Sul, Lote 2B

Guará II
4ª Delegacia de Polícia
EQ 15/26, Área Especial

Paranoá
6ª Delegacia de Polícia
Quadra 33, Área Especial s/n

Planaltina
31ª Delegacia de Polícia
Quadra 19, Conjunto A, Área Especial nº 1, Setor Residencial Leste 4

Recanto das Emas
27ª Delegacia de Polícia
Quadra 305, Conjunto 1, Lote 2, Área Especial

Samambaia
32ª Delegacia de Polícia
QN 308, Conjunto 1, Lote 1

Atendimento apenas presencial, sem agendamento

Brazlândia
18ª Delegacia de Polícia
Quadra 3, Área Especial nº 4

Santa Maria
33ª Delegacia de Polícia
Avenida Alagados, CL 114, Lote A

São Sebastião
30ª Delegacia de Polícia
Quadra 2, Conjunto 2, Lote 1, Bairro São Bartolomeu

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado