Menu
Brasília

Em ato pela paz, menino agredido na Octogonal volta a brincar e ganha abraço coletivo

Arquivo Geral

16/12/2018 18h46

Moradores da AOS 4 fazem manifestação pela paz, após episódio violento. Foto: Kléber Lima/Jornal de Brasília

Francisco Dutra
[email protected]

Moradores da Quadra 4 da Octogonal pediram paz, amor e carinho. Pais, mães, filhos e filhas fizeram um ato na tarde deste domingo (16) em busca de uma sociedade mais pacífica e tolerante. No fim de semana passado, a vizinhança testemunhou um ato de violência, quando um menino foi agredido por um casal de visitantes na quadra desportiva do condomínio. E pela primeira vez depois do episódio, a criança brincou no local. Ao final do ato, crianças e moradores abraçaram o menino agredido.

“O mais importante foi ver o meu sobrinho acolhido. Porque depois do ocorrido ele não descia mais. Então hoje ele desceu e está aqui brincando. A quadra queria dizer para ele que ele era bem-vindo”, desabafa Jucinéia Nascimento, tia da criança agredida. Ela ainda espera que as autoridades tomem as medidas justas sobre o episódio. Mas, de qualquer forma, o ato é uma forma lúdica de transformar o episódio em uma lição de amor e gentileza.

Os moradores colocaram cartazes com palavras de paz na quadra de esportes onde ocorreu o episódio de agressão. Muitos foram feitos pelas crianças da quadra. Além disso, a comunidade soltou balões brancos para reforçar o gesto. Durante o ato, as crianças da vizinhança jogaram bola e brincaram livremente. Foi uma manifestação pacífica, sem palavras duras, mas com pedidos de mais gentileza. Ao soltar os balões crianças e adultos gritaram: “Juntos pelo Gabi”.

“Hoje a gente reuniu as crianças que moram no condomínio, porque elas estão assustadas. Tentamos resgatar o que nos foi retirado. Paz, segurança e respeito. Porque todos nós fomos afetados pelo ocorrido. Estamos em um recomeço”, diz a moradora Luana Gonçalves, 37 anos. Segunda ela, a vizinhança não vai aceitar perder o respeito e a qualidade de vida.

A enfermeira Renata Marques, 40 anos, mora há quatro anos na quadra. De acordo com ela, o objetivo da comunidade é formar uma família. E, por isso, as crianças ficaram muito assustadas com a cena de violência do domingo passado. Para Renata, um dos objetivos do ato é mostrar para os pequenos que eles estão seguros. “Nós, pais, lutamos pelos direitos das crianças, pelo direito a brincar”, comenta. Para Renata, a quadra de esportes é importante também para proporcionar às crianças uma infância longe do isolamento digital dos computadores e das redes sociais.

Relembre

No domingo passado, um menino de seis anos foi segurado por um casal, para que o filho deles, de dez anos, o agredisse. A mulher também chegou a empurrar a vítima. Tudo começou quando o filho do casal se machucou ao jogar futebol. Os pais, então, foram à quadra de esportes para repreender a criança, que nada tinha a ver com o incidente.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado