Menu
Brasília

Eleitos presidentes e vices das comissões permanentes da Câmara Legislativa do DF

Arquivo Geral

22/02/2017 20h13

Foto: Silvio Abdon/CLDF

A Câmara Legislativa do DF escolheu na tarde desta quarta-feira (22) os presidentes e vice-presidentes das dez comissões permanentes da Casa. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) – os colegiados mais estratégicos do Legislativo – ficaram sob o comando dos deputados Reginaldo Veras (PDT) e Agaciel Maia (PR), respectivamente.

No início da votação, Chico leite (Rede) foi eleito o novo ouvidor da CLDF, por unanimidade dos presentes. Ricardo Vale (PT) fez questão de dizer que votava no “senador Chico leite”, antecipando as eleições de 2018. “A nossa pretensão, para elevar a presidência de vossa excelência e à própria Câmara, é fazer o maior sistema de transparência da história”, anunciou o ouvidor eleito, dirigindo-se ao presidente da Casa, Joe Valle (PDT).

Para o cargo de corregedor, foi inscrito apenas o deputado Juarezão (PPS), eleito por unanimidade. Vinte e um deputados votaram em Juarezao, três deputados estiveram ausentes – Liliane Roriz (PTB), Sandra Faraj (SD) e Raimundo Ribeiro (PPS). A indicação do deputado de Brazlândia veio de um acordo para que Cristiano Araújo (PSD) fosse garantido no blocão da base. O parlamentar do PSD garantiu uma vaga na Comissão de Desenvolvimento além de espaço no governo. Chico Vigilante fez questão de salientar que o cargo é “espinhoso”, mas que, como ele é vaqueiro, “vai dar conta”.

Para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Casa, foram eleitos Reginaldo Veras (PDT) e Sandra Faraj (SD). “Na política, a única coisa que as pessoas têm é a palavra”, disse Celina leão, ao declarar o voto. Citou que havia um acordo, que foi quebrado, e que votaria apenas em Reginaldo Veras (PDT) para a comissão. A deputada se absteve da votação para vice-presidente (Sandra Faraj).

Para a presidência da Comissão de Orçamento e Finanças, ponto de maior impasse entre o legislativo e o executivo, foi eleito Agaciel Maia (PR) e Julio César (PRB) ficou como vice.

Para a Comissão de Assuntos Sociais, Luzia de Paula (PSB) foi eleita presidente e Juarezão, vice.

Na comissão de Defesa do Consumidor, ficaram Chico vigilante e Liliane Roriz, com presidência e vice-presidência, respectivamente.

A Comissão de Ética estará sob o comando de Ricardo Vale (PT) e de Telma Rufino (PROS). A deputada do PROS também foi eleita para comandar a Comissão de Assuntos Fundiários. Na vice-presidência, fica o deputado Lira (PHS), que, ao votar, lembrou que é “monarquista”.

Na Comissão de Educação e Saúde, Wasny de Roure (PT) foi garantido na presidência. Juarezão (PPS) é o vice.

O deputado Raimundo Ribeiro (PPS) voltou ao plenário somente na hora de escolher os comandos da Comissão de Segurança. Para o colegiado, Lira foi eleito presidente e Wasny de Roure para a vice.

Bispo Renato e Chico vigilante foram eleitos para comandar a Comissão de Desenvolvimento.

Na comissão de fiscalização, ficaram Delmasso (Podemos) e Agaciel Maia.

Confira abaixo a composição de cada uma das comissões da Casa, bem como seus presidentes e vices. As comissões possuem funções legislativas e fiscalizadoras. Além da análise dos projetos em tramitação, os colegiados – integrados por cinco membros titulares e cinco suplentes – promovem debates e discussões com a participação da sociedade em geral, sobre todos os temas ou assuntos de seu interesse.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado