Menu
Brasília

Eixão do Lazer funcionará das 7h às 19h em janeiro

Arquivo Geral

23/12/2016 18h57

Atualizada 04/01/2017 18h15

Foto: Lula Marques/ Agência PT

Joyce Coelho
[email protected]

A Secretaria da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais anunciou, na tarde desta sexta-feira (23), a alteração do horário de funcionamento do Eixão do Lazer, que passará a ser de 7h às 19h. A medida, que ainda é experimental, será aplicada no mês janeiro. A via será fechada para carros e aberta para pedestres e ciclistas durante os domingos e feriados. Se aprovada pela população, a mudança valerá apenas durante o horário de verão.

Uma enquete estará disponível no Portal de Brasília de 1º a 30 de janeiro para que a população diga se gosta ou não da mudança. Caso o teste tenha resultado positivo, o horário será estendido até 19 de fevereiro, quando termina o ciclo atual de horário de verão, e passará a valer todos os anos. A pasta acredita que, com a modificação, o brasiliense poderá aproveitar melhor o espaço que a via oferece, além da disponibilidade da luz do sol.

Essa alteração ocorre devido aos diversos pedidos feitos por movimentos esportivos, além da população que utiliza o local. De acordo com o secretário adjunto de Relações Institucionais, Igor Tokarski, a mudança, até o momento, está em caráter experimental. “Para oficializarmos a troca, haverá uma pesquisa para aferir a opinião da população. Precisamos saber, através da posição popular, se eles são a favor ou não da alteração. Caso haja aprovação, adotaremos essa mudança todos os anos”, esclareceu.

Anúncio foi feiro na tarde desta sexta-feira. Foto: Angelo Miguel

Anúncio foi feiro na tarde desta sexta-feira. Foto: Angelo Miguel

Para a secretária de Esporte, Turismo e Lazer, Leila Barros, a mudança também é importante para as crianças. “Estamos no período de férias, é legal alterar o horário, pois, assim, elas podem usufruir um pouco mais do espaço que é disponibilizado”, disse.

O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF), Henrique Luduvice, informou que as placas com os novos horários estão sendo produzidas e serão instaladas nas vias próximas ao Eixo Rodoviário nos próximos dias. “Estamos preparados para fazer essa mudança, as nossas equipes já estão conscientes. Todo o processo de divulgação já está sendo processado”, complementou Luduvice.

O Eixão tem 14 quilômetros de extensão e isso, segundo o DER-DF, torna inviável calcular a quantidade média de pessoas que circulam por ele quando é fechado aos domingos e feriados. O Eixão do Lazer foi criado em junho de 1991.

O horário de verão começa sempre no terceiro domingo de outubro e vai até o terceiro ou quarto domingo de fevereiro do ano seguinte. A média é de 120 dias por ciclo, sendo que, em 2017, será de 127. Ele funciona de acordo com o Decreto Federal nº 6.558, de setembro de 2008.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado