Menu
Brasília

Drogas voltam a dominar Torre Palace dois anos após desocupação

Arquivo Geral

05/06/2018 20h52

Brasilia:05-06-2018 Hotel Torre Palace-Moradores de Rua Local: Setor Hoteleiro Norte Foto: Kléber Lima/Jornal de Brasilia

Rafaella Panceri
[email protected]

Dois anos após ser desocupado e lacrado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-DF), o prédio do antigo hotel Torre Palace, localizado no Setor Hoteleiro Norte — área nobre de Brasília — volta a ser invadido (veja no vídeo). Sapatos, roupa de cama, pedaços de papelão e restos de objetos utilizados para fumar pedras de crack estão espalhados ao redor do edifício, no térreo. 

O odor de urina é forte no local e ratos transitam pelo espaço. Hotéis vizinhos reclamam que, além de continuar a ser um problema de segurança pública, o lugar é uma ameaça à saúde da população do DF. Para a SSP, a responsabilidade de cuidar do interior do imóvel é dos donos. A PM garante que monitora a região e não registrou ocorrência relacionada ao hotel em 2018.

Funcionários do Nobile Suítes Monumental, localizado em frente ao Torre Palace, identificam pessoas nos andares superiores do Torre Palace com frequência e acionam a Polícia Militar. De acordo com o gerente do hotel Nobile Suítes Monumental, Danilo Stacciarini, a presença de desconhecidos incrementa a quantidade de arrombamentos de veículos na região, principalmente aos finais de semana.

Da cobertura do Nobile, a reportagem do Jornal de Brasília confirmou que há camas, cadeiras e cobertores no interior do prédio. Objetos como esses foram retirados à época da desapropriação, em junho de 2016.

No mesmo hotel, 22% do quadro de funcionários teve dengue em um período de quatro meses — entre novembro de 2017 e fevereiro de 2018. “Os andares superiores acumulam água quando chove. Relacionamos a ocorrência da doença à falta de higiene ali dentro. Se, por parte das autoridades, não há um problema de segurança pública, por se tratar de uma propriedade particular, há um problema de saúde pública que ameaça a todos”, defende Danilo Stacciarini.

Hotel Torre Palace. Foto: Kléber Lima/Jornal de Brasília

Imagem negativa

O hotel abandonado prejudica a imagem do Nobile até na internet, conforme o gerente. “Acabaram com a invasão em 2016, mas há sempre uma ou duas pessoas morando ali. Isso afeta nossa imagem em canais de busca como TripAdvisor. Há relatos de que o hotel é bom, mas que há outro, abandonado, em frente. Nos comentários, percebemos muita insegurança por parte de possíveis hóspedes”, destaca.

Um usuário do site comenta, em 2017: “Há, de frente ao hotel, um antigo hotel abandonado, que deixa a vista de quem se hospeda nos quartos da frente menos privilegiada. Outro hóspede expõe, em 2016: “na última vez que me hospedei neste hotel, tive meu carro arrombado no estacionamento público em frente ao mesmo”.

Uma mulher reclama, em janeiro deste ano: “o hotel fica bem localizado, mas nota-se que, em frente, há mendigos e usuários de drogas. À noite, fica complicado dar uma volta nos shoppings próximos”.

Versão oficial

Segundo a Polícia Militar e a SSP-DF, não é feito policiamento no interior do Torre Palace, por se tratar um prédio particular. “Nos arredores do local, a PMDF realiza constante policiamento por meio de viaturas, motocicletas e policiamento tático”, informou a corporação, e disse que não atendeu a nenhuma ocorrência relacionada ao antigo hotel em 2018.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado