Menu
Brasília

DF registra temperatura recorde de 37,3ºC; Sensação Térmica é de 45ºC

Arquivo Geral

15/10/2017 16h42

Termômetros da Cidade marcaram temperaturas acima dos 40ºC. / Foto: Myke Sena

A população brasiliense sofre com as altas temperaturas e a seca. A sensação térmica no Distrito Federal chegou a casa dos 45ºC neste domingo (15).

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por volta das 15h, foi registrada a temperatura recorde no DF de 37,3ºC, na Estação de Águas Emendadas, em Planaltina. No Plano Piloto, a temperatura máxima chegou a 35ºC. A umidade relativa do ar chegou a 13%. A mínima registrada foi de 19,9º logo no início da manhã.

Para a próxima semana a previsão é de céu claro, com poucas nuvens e névoa seca. O Instituto afirmou ainda que o Sol forte, calor e a baixa umidade devem continuar.

Estado de Emergência

Devido a baixa umidade relativa do ar nos últimos dias a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil decretou Estado de Emergência no DF na sexta-feira (13).

Para amenizar os efeitos da seca a população deve se proteger durante esse período.
A Defesa Civil recomenda a suspensão da prática de atividades físicas e trabalhos ao ar livre entre 10h e 17h durante o período em que a umidade relativa do ar estiver abaixo de 11%.

Confira algumas medidas que podem ser tomadas:

  • Aumentar a ingestão diária de líquidos (água, água de coco) independente de apresentar sede ou não (beber pelo menos 06 copos de água de tamanho médio);
  • Evitar os banhos prolongados com água quente e o uso excessivo de sabonete, para não eliminar totalmente a oleosidade natural da pele;
  • Pingar duas gotas de soro fisiológico em cada narina, pelo menos 6 vezes ao dia. Este procedimento evita o ressecamento nasal, diminuindo a ocorrência de sangramento;
  • Evitar o uso de aparelhos de ar-condicionado, pois eles retiram ainda mais a umidade do ambiente;
  • Trajar roupas adequadas às condições do tempo. Usar roupas leves e claras, e se possível de algodão;
  • Fazer refeições leves, incluindo frutas e verduras sempre que possível;
  • Suspender exercícios físicos e atividades que atinjam grande esforço no período das 10h às 17h, ao ar livre. Neste período, a insolação e evaporação atingem seus índices máximos;
  • Usar protetor solar, creme hidratante ou óleo vegetal em abundância para evitar o ressecamento da pele;
  • Optar pelo uso de sombrinha ou guarda-chuva no período mais quente;
    Usar umidificador, ou colocar toalhas molhadas e bacias com água nos quartos durante todo o dia. Isso ajuda a manter o ambiente úmido.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado