Menu
Brasília

DF registra primeiro caso de gripe H1N1 em 2018

Arquivo Geral

09/04/2018 20h06

Divulgação

Foi registrado o primeiro caso de gripe H1N1 no Distrito Federal em 2018. A informação é da Secretaria de Saúde do DF e, segundo a pasta, o caso refere-se a uma criança de 1 ano e três meses, que não teve nome e idade revelados, por motivos de segurança. A criança chegou a ficar internada, mas se curou da doença.

A diretora da Vigilância Epidemiológica do DF, Maria Beatriz Ruy, ressaltou que, apesar da confirmação, não existe motivo para pânico e alarde. “Estamos monitorando os casos de gripe desde o início do ano, e desde a primeira semana de abril, período de sazonalidade no DF, estamos acompanhando os casos”, afirmou.

Ainda segundo Maria Beatriz, é necessário que os cuidados  sejam priorizados neste período. Atos como a constante lavagem de mãos, cuidados ao tossir e espirrar e o uso do álcool em gel são essenciais para a prevenção. Entretanto, a diretora alerta que caso o paciente note que os sintomas como febre, tosse e coriza elevados permaneçam, ou ainda gripes muito fortes por mais de 24 horas, deve procurar um pronto socorro.

Campanha de vacinação

A campanha de vacinação no DF está prevista para iniciar em 21 abril e deve durar até 1º de junho. A previsão da Secretaria de Saúde é de que mais de 700 mil doses cheguem ao DF, sendo que o primeiro lote deve contar com 280 mil doses.

O Dia D” da ação ocorrerá no dia 12 de maio. Poderão se vacinar crianças acima de 6 meses e menores de cinco anos, gestantes, lactantes, povos indígenas, pacientes com doenças cronicas não transmissíveis, adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa, professores de escolas públicas e privadas e profissionais de saúde.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado