Menu
Brasília

DF anuncia esquema de trânsito para dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo

Arquivo Geral

12/06/2018 13h06

Agência Brasília

Nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2018, haverá alterações no trânsito e no transporte público de Brasília para atender à demanda. Os reforços visam facilitar a ida e a volta para o trabalho e outras atividades, de acordo com os horários das partidas.

Por ora, no planejamento articulado pela Secretaria de Mobilidade e pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social para a primeira fase da competição, apenas na data do primeiro jogo da Seleção, no domingo (17), não serão feitas mudanças.

Ônibus e metrô

Em 22 de junho (sexta-feira), quando a disputa ocorre às 9 horas, os ônibus seguirão a tabela normal de dia útil, inclusive com os usuais reforços em horários de pico. Além disso, das 12 às 14 horas, vão circular com o mesmo reforço de frota usado durante o período mais movimentado da manhã.

O metrô vai operar com 15 trens e três reservas nos terminais pela manhã. A partir das 12 até as 14 horas, aumentará para 20 o número de trens em circulação. No início da tarde, das 14 às 16h45, funcionará com 15 trens.

Nesse dia, não haverá alteração no horário de pico do metrô das 16h45 às 19h45 — o serviço contará com 24 trens.

A última partida do Brasil na primeira fase do mundial ocorrerá em 27 de junho (quarta-feira), às 15 horas. Nessa data, os ônibus vão circular normalmente pela manhã, com reforço no horário de pico.

Das 12h30 às 14h30, haverá reforço da frota, igual ao horário de pico da tarde. Após esse horário, o serviço será ofertado de acordo com a demanda.

O metrô funcionará normalmente, em horário de pico, das 6 às 8h45, com 24 trens. No resto da manhã, 15 trens vão circular para atender à população. No horário de almoço, das 12 às 14h30, serão 20 trens e três reservas.

Pela tarde — até 19h45 — a operação terá 15 trens em circulação, sendo que, a partir das 16h45, três ficarão disponíveis como reservas nos terminais.

Divulgação/Agência Brasília

Inversão de faixas na Estrutural e no Colorado

A inversão de faixas nas vias Estrutural (DF-095) e Torto-Colorado (DF-003) serão mantidas tanto das 6 às 9 horas, quando todo o fluxo fica sentido Plano Piloto, quanto à tarde — das 17h30 às 19h45 —, momento em que o trânsito é direcionado para Taguatinga—Ceilândia (na via Estrutural) e para Planaltina (na pista do Colorado).

Nessas pistas, haverá ainda uma reversão extra para atender a demanda em dias de jogo do Brasil. Na sexta (22), as faixas serão revertidas, das 12 às 14 horas, para o sentido regiões administrativas—Plano Piloto.

Na quarta (27), também das 12 às 14 horas, a reversão ocorrerá ao inverso: com o fluxo sentido Plano Piloto-regiões administrativas. Aos fins de semana e feriados, não há inversão de faixas. Portanto, domingo (17), não terá nenhuma mudança nessas vias.

O planejamento para outros dias será divulgado pelas Secretarias de Mobilidade e da Segurança Pública caso a Seleção Brasileira avance para outras fases da competição.

Fonte: Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado