Menu
Brasília

Detentas utilizarão, pela primeira vez, tornozeleiras eletrônicas durante saidão

Arquivo Geral

08/10/2018 21h46

Breno Esaki/Jornal de Brasília

João Paulo Mariano
[email protected]

O próximo saidão, previsto para ocorrer do dia 11 a 15 de outubro deste ano, período do feriado do Dia das crianças, terá uma novidade. A pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) e da Subsecretaria do Sistema Penitenciário do DF (SESIPE / SSP), a Vara de Execuções Penais (VEP-DF) permitirá que 76 detentas beneficiadas com o Saidão utilizem tornozeleiras eletrônicas.

Assim, elas serão monitoradas 24 horas durante os dias fora da cadeia. A falta de acompanhamento dos beneficiados pelo saidão era uma reclamação da sociedade e de especialistas em segurança pública.

A responsável pela VEP, Leila Cury, afirmou que o pedido da SESIPE demonstra aperfeiçoamento do aparato estatal, porém ela lembra que “o uso da tornozeleira nem sempre evitará a prática de crime, embora possa ser considerada inibidora e possibilite o registro real de movimentação, derivando daí a importância de seu uso”.

O número total de pessoas que deve receber o benefício deve ser liberado nesta quarta (10), pela Secretaria de Segurança Pública.

Benefício

Ao todo, neste ano, os detentos terão 35 dias divididos em nove saídas temporárias. Nem sempre elas ocorrem no mesmo período que feriados prolongados. Só pode usufruir do benefício quem não cometeu nenhum infração no último semestre e tenha autorização de trabalho externo ou da saída.

Quem não retornar no final do período estabelecido, perderá este direito em próximas ocasiões. No saidão do dia dos pais,ocorrido entre os dias 10 e 13 de agosto,  entre os 14 presos não retornaram estava Lucas Braz de Lucena Júnior de 23 anos. Ele foi o responsável por provocar um acidente com três mortos e diversos feridos na véspera do dia dos pais, em 11 de agosto, no Eixão Sul. O acusado estava preso desde 2015, quando foi condenado a oito anos por roubo. Ele se envolveu em uma perseguição policial após roubar um carro na 505 Sul e fazer tia e sobrinho reféns.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado