Menu
Brasília

Desempregada, jovem pede ajuda para custear tratamento de Doença de Crohn

Arquivo Geral

21/09/2018 15h50

Reprodução/Instagram

Ana Lúcia Ferreira
[email protected]

Diagnosticada há quase um ano com Doença de Crohn (doença inflamatória séria do trato gastrointestinal), Maiara Luize Neves dos Santos, 26 anos, hoje tenta ajuda na internet para dar continuidade ao tratamento. Moradora de Taguatinga Sul e desempregada há seis meses, a jovem precisa tomar uma medicação, a cada 15 dias, que custa em média R$ 10 mil, a caixa. Sem condições de arcar com o tratamento, Maiara decidiu pedir ajuda nas redes sociais.

Em uma publicação feita em seu Facebook, ela contou parte da sua trajetória, tratamentos realizados e deixou o número de uma conta bancária para quem puder contribuir com o procedimento. No post, publicado nessa quinta-feira (20), Maiara revelou que, atualmente, pesa 48 kg por conta da doença.

A jovem relata que, após o diagnóstico, iniciou o tratamento e obteve melhora. Ela detalha que chegou a recuperar o peso, voltou a trabalhar e fazer atividades físicas, mas que, em agosto deste ano, seu quadro mudou completamente. Durante a  realização de novos exames foi detectado que uma válvula do ileocecal estava fechada e que seria necessária uma cirurgia para o caso.

A jovem explica que chegou a se submeter ao procedimento, mas durante a operação foi descoberta uma gravidade ainda maior no quadro por conta da enfermidade: o intestino grosso da paciente já tinha sido afetado e era necessário retirar um pedaço da válvula do intestino.

A intervenção cirúrgica foi realizada, porém, agora, Maiara precisa dar continuidade ao tratamento com os remédios. Ao Jornal de Brasília, a jovem afirmou que, de acordo com os profissionais de saúde que lhe atenderam, a medicação prescrita, Adalimumabe 40mg/ml, precisa ser iniciada o quanto antes.

“Pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a liberação do fornecimento da medicação pode demorar até 3 meses e eu não posso esperar por tanto tempo. Até o final deste mês preciso iniciar o tratamento para agilizar na minha melhora”, desabafou.

O que é Doença de Crohn?

A Doença de Crohn é uma doença inflamatória séria do trato gastrointestinal. A enfermidade é crônica e provavelmente provocada por uma desregulação do sistema imunológico, ou seja, do sistema de defesa do organismo. O Crohn pode acometer qualquer parte do trato gastrointestinal (tubo digestivo),  da boca até o ânus, mas que a frequência maior é o acometimento do intestino delgado (íleo) e do intestino grosso(cólon), segundo a gastroenterologista, Zuleica Bortoli, da Clínica GedaB, no Hospital Brasília.

A doutora explica que a doença costuma se manifestar em dois períodos: até os 25 anos e entre os 50 e 60, mas pode afetar qualquer faixa etária. As causas para o Crohn ainda não são completamente esclarecidas, porém, acredita-se que aconteça devido a alguma irregularidade na flora intestinal que desencadeia no quadro inflamatório.

Sintomas

Entre os sintomas para identificar a doença de Crohn, os mais frequentes são diarreia e cólica abdominal. Às vezes, pacientes com casos mais agravados podem apresentar febre, perda de apetite e perda de peso subsequente. A diarreia pode se desenvolver lentamente ou começar de maneira súbita, podendo haver também dores articulares e lesões na pele.

Tratamento

O tratamento para a doença pode ser feito em duas formas: imunossupressor (convencional) – uso de medicamentos com ações anti-inflamatórios e corticóides, e terapia biológica – medicamentos que foram desenvolvidos a partir de uma célula mãe que seria capaz de bloquear a inflamação do intestino.

Além da medicação, é importante o paciente ter um acompanhamento psicológico e nutricional. O profissional de saúde que iniciou o procedimento sobre a doença também deve estar em acompanhamento da evolução do quadro do enfermo.

Saiba Mais

De acordo com a gastroenterologista, Zuleica Bortoli, o medicamento que a jovem Maiara Luize precisa utilizar é liberado pela Rede Pública de Saúde e pode demorar até três meses a sua liberação. Porém, o período costuma ser mais curto para casos de urgências.

O uso da medicação ocorre de forma gradativa. Se inicia com uma “dose de ataque” para indução da remissão (induzir a remissão da doença) e o paciente precisa tomá-la por tempo indeterminado.

A Doença de Crohn não tem cura, mas é controlável. Com medicação e alimentação saudável o paciente pode voltar a ter hábitos convencionais.

O Crohn já foi uma doença rara, porém, o número de caso aumentou nas últimas décadas. Pesquisadores acreditam que as causas sejam o aumento da má qualidade de alimentação com a ingestão de produtos químicos, gorduras saturada, refrigerantes e industrializados.


Ajuda para Maiara Luize

Dados para depósito:
Conta Caixa Econômica Federal
Agência : 3494
Operação: 013
Conta Poupança: 66314-7
Maiara Luize Neves dos Santos
CPF: 038.879.461-54
Contato Maiara: (61) 9 92604885

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado