Menu
Brasília

Defesa Civil monitora casas atingidas pela água após rompimento de adutora

Arquivo Geral

17/08/2017 10h08

Breno Esaki

A força da água que jorrou após o rompimento de uma adutora na Estrada Parque Vicente Pires (EPVP) atingiu 90% das casas de um condomínio próximo. Segundo o coronel Sérgio Bezerra, subsecretário de operações da Defesa Civil, os riscos de desabamentos estão sendo monitorados.

Em princípio, segundo ele, há três residências em situação de alerta pela infiltração de água no solo. As famílias foram instruídas a deixar os imóveis. “Somente quando o solo secar será possível saber a extensão do problema”, afirma. O rompimento da adutora de água potável ocorreu por volta das 5h desta quinta-feira (17).

Trânsito

O trânsito permanece caótico em vias internas de Águas Claras, do Park e na EPTG, uma vez que foi preciso bloquear a marginal da via. Segundo a Caesb, equipes de manutenção foram ao local para fechar o registro manual de forma gradativa. A água foi completamente fechada às 6h50. Técnicos estão por lá para efetuar o conserto, mas ainda não há previsão do término nos reparos.

As faixas exclusivas da EPTG e EPNB ficarão liberadas até o fim do reparo da adutora que rompeu na madrugada desta quinta-feira (17). A informação é do diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Henrique Luduvice. De acordo com ele, a reversão da Estrutural também será ampliada em 45 minutos à noite e pela manhã, na tentativa de reduzir os impactos no trânsito.

As máquinas do DER que devem ser utilizadas para limpar a marginal da EPTG estão a postos. Depende, porém, do fim do reparo dos operários da CAESB, o que ainda não há previsão.

“O que aconteceu foi uma surpresa e fatalidade. Vamos trabalhar com ações para minimizar o transtorno no trânsito”, avisa o diretor do DER. Após o caos no horário de pico matutino, a volta para casa pode ser igualmente complicada. Os moradores de Águas Claras só terão um acesso para a cidade partindo da EPTG: a do viaduto entre a Unieuro e o DF Plaza. Isso porque a pista da EPVP está bloqueada, assim como os acessos sob o viaduto Israel Pinheiro.

Abastecimento

Devido ao rompimento, as seguintes áreas estão sem abastecimento: Taguatinga: QSA 01 a 25; QSB 01 a 06; QSC 01 a 28; CSA 01 a 03; CSB 01 a 10; C 01 a 11. Guará: Lúcio Costa; SQB; Expansão do Guará toda; Colônia Agrícola Águas Claras.

O Departamento de Estradas e Rodagem (DER-DF) liberou o tráfego nas faixas exclusivas para ônibus da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) até à meia-noite desta sexta-feira (18).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado