Menu
Brasília

Cresce a procura pelo Albergue Conviver, abrigo público localizado em Águas Claras

Arquivo Geral

26/08/2010 10h25

A baixa temperatura no Distrito Federal surpreendeu os brasilienses em algumas noites da última semana. Com isso, o Albergue Conviver (Albercon) registrou no período um aumento de 66,6% na busca por vagas, na comparação com as semanas anteriores.

 

Com a chegada do frio, os moradores de rua procuram, em maior número, abrigos que possam oferecer roupas, cobertores e um lugar para passar a noite. Mensalmente, o Albercon costuma atender a cerca de 300 moradores de rua, uma média semanal de 75 albergados. Somente na última semana, porém, o local recebeu 125 pessoas – 50 a mais do que a quantidade habitual.

 

De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) cada pessoa que se instala no albergue recebe material de higiene pessoal, roupas limpas, calçados e moletom, doados pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Além disso, tem direito a um lugar para dormir, com colchão e cobertor. Diariamente, são oferecidas três refeições aos albergados.

 

Patrícia Gomes, de 29 anos, está no Albercon há dois meses. Vinda de Juazeiro do Norte há dois anos, com o marido e os quatro filhos, ela procura oportunidades para uma vida melhor. Grávida de seis meses, Patrícia espera pelo auxílio-aluguel para sair do albergue. “Aqui é muito bom para nós”, comemora. “Além de ser seguro para os meus filhos, temos um quarto só para a gente, temos todas as refeições e cobertores.”

 

Assim como Patrícia, muitos que procuram o abrigo são oriundos de outros estados. Segundo o chefe administrativo do Albercon, Gilson Antônio Ferreira, a maioria dessas pessoas é orientada a voltar para as suas cidades, onde encontra pode encontrar auxílio junto às próprias famílias. Ferreira explica que o tempo máximo de permanência no abrigo é de três meses, mas cada caso é analisado individualmente. “Consideramos cada um dos casos e, quando necessário, os direcionamos para outros órgãos, como os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).”

 

Serviço

 

Albergue Conviver (Albercon)

Endereço: QS 09 – Lote: 01/07 – Águas Claras

E-mail: [email protected] 

Telefone: (61) 3356-4390

 

 

Débora Teixeira – Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado