Menu
Brasília

Crea recomenda demolição do restante do viaduto que desabou no Eixão Sul

Arquivo Geral

06/02/2018 18h23

João Stangherlin

João Paulo Mariano
[email protected]

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (Crea/DF) recomenda a demolição do restante do viaduto que caiu na manhã desta terça-feira (6). Para a presidente do conselho, Fátima Có, o escoramento do que sobrou pode trazer mais perigo para as pessoas que precisarem utilizar o espaço. Além disso, a entidade assegura a necessidade de inspeção na região do viaduto. O escoramento seria ainda mais perigoso.

“Este viaduto já estava relacionado como uma emergência. [A queda] Foi por falta de manutenção e de reparo necessário”, afirma a presidente do conselho. O viaduto da DF-002 é composto por seis vãos que têm a sustentação por meio de cabos de aço, chamados de protendidos. A estrutura de um dos vãos se rompeu e a de outro ficou comprometida. Porém, como todos passam pela mesma deterioração (infiltrações, falta de manutenção, veículos pesados, etc), existe o perigo de desabamento das outras partes. Preliminarmente, a análise é que o vão central ainda pode ser utilizado.

Matérias relacionadas:

– Relatório já havia indicado risco de desabamento do Viaduto da Galeria dos Estados

Queda de viaduto: GDF investiu apenas 20% do dinheiro para conservação

 Rollemberg confessa que viaduto que desabou não recebeu manutenção

Alertas

A presidente do Crea alerta que se vê trincas e rachaduras em mais viadutos e que desabamentos podem ocorrer em outros locais. Em 2011, o Crea enviou para o governo propostas para melhorias estruturais em diversas obras. Uma delas era sobre o viaduto da Galeria dos Estados.

O documento cita, à época, que a Novacap já possuía levantamento de algumas obras, chegando a licitar a recuperação de viadutos próximos a rodoviária. “A condição patológica do viaduto sobre a Galeria dos Estados também já foi levantada e será projeto de providências imediatas”, diz trecho do documento. A situação da ponte JK também seria monitorada.

Para o Crea, os alertas ocorreram e, infelizmente, nada foi feito a tempo. Teria faltado “vontade política”, pois a parte técnica foi cumprida.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/DF), por meio de nota, informou que irá aguardar o Laudo de Vistoria para se pronunciar a respeito do desabamento do viaduto. “O CAU/DF lamenta as ocorrências recentes decorridas de anos de negligência e reitera que permanece à disposição para esclarecimentos aos profissionais e à comunidade em geral”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado