Menu
Brasília

Concursos. Serviço público deverá contratar até 5,2 mil servidores em 2019

Arquivo Geral

31/12/2018 7h00

Atualizada 30/12/2018 20h24

Inez estuda para se tornar diplomata e, apesar do esforço atual, prevê muitos anos de preparação pela frente. Foto: Kleber Lima/Jornal de Brasília

Rafaella Panceri
[email protected]

O serviço público deverá contratar até 5,2 mil servidores em 2019, nas esferas local e federal. No Distrito Federal, há 15 concursos autorizados com previsão de abertura de 1.812 vagas. O Poder Executivo Federal tem quatro pleitos autorizados e poderá nomear até 3.406 pessoas. De acordo com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, ainda não há autorizações previstas para o ano que vem, mas o Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) dá indícios de que as oportunidades serão mais amplas que as de 2018.

Novos cargos, estabelecidos em leis aprovadas no decorrer deste ano, serão criados para atender à necessidade de pessoal em novas universidades. Elas serão abertas, no ano que vem, em cinco estados brasileiros. A expectativa dos concurseiros e dos cursos preparatórios é alta, tendo em vista que 2018 foi um ano de restrições. Os concursos no Poder Executivo Federal foram reduzidos, por conta das medidas de ajuste fiscal adotadas desde 2016, e devem retomar o ritmo a partir de janeiro.

Local

No DF, há oportunidades para trabalhar nas secretarias de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), da Fazenda (Sefaz) e do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh). Os concurseiros também devem ficar de olho nos concursos em andamento para a Polícia Civil (PCDF) e Militar (PMDF). Há, também, vagas previstas na Companhia Habitacional (Codhab), na Defensoria Pública (DPDF), na Procuradoria-Geral (PGDF) e no Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

O Poder Executivo Federal nomeará, em 2019, servidores no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na Advocacia-Geral da União (AGU) e no Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF).

No último órgão, o certame está em andamento. O Anexo V do Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2019, enviado ao Congresso Nacional no último dia 31 de agosto passado, prevê uma reserva de R$ 4 bilhões. O valor poderá ser utilizado pelo Governo Federal para conceder novas autorizações de concurso, em caráter excepcional, em várias esferas do poder público.

A despesa deverá servir, ainda, para atender à criação de novos cargos estabelecidos em leis aprovadas no decorrer deste ano. O total é de 2.095 oportunidades — maioria em postos de trabalho em novas universidades federais, que serão inauguradas no ano que vem.

Estão previstos 353 cargos para a Universidade Federal de Catalão (GO), 400 para a do Delta do Parnaíba (PI), 394 para a de Rondonópolis (MT), 299 para Jataí (GO) e 623 para a federal do Agreste de Pernambuco (PE).

Sem compromisso

A LOA, porém, não obriga o governo executar a despesa, mesmo que aprovada pelo Congresso Nacional. Da mesma maneira, a autorização de concursos públicos pela Câmara de Governança Orçamentária, Financeira e Corporativa do Distrito Federal (Governança-DF) compreende apenas uma das etapas do processo de realização do certame e não gera, necessariamente, a obrigação de realizar o concurso.

Justiça e segurança estão em alta

Os cursos preparatórios de Brasília preveem que 2019 será um ano especial para quem deseja seguir carreira no serviço público.

“Entendemos que será um ano melhor que os anteriores, principalmente no DF. Naturalmente, em um ano de transição de governos, há mais concursos previstos e autorizados. Por mais que haja uma tendência de segurar os gastos, há carreiras sem concursos há muito tempo, sob risco de prestarem serviços de maneira precária. Mesmo em ano de crise, tende a haver concurso para tribunais, que costumam abrir editais a cada quatro anos. Quem tem disponibilidade para viajar tem muitas oportunidades no Judiciário”, analisa o diretor do Gran Cursos Online, Gabriel Granjeiro. A segurança pública deve estar em evidência. “É um tema forte nas políticas do presidente eleito”, diz.

O professor Paulo Sérgio Borges, do IMP Concursos, considera como mais esperados os certames da Polícia Rodoviária Federal (DPRF), da Polícia Civil (PCDF) e do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT).

“Todos requerem preparação antecipada. A segurança pública, com o novo governo, está em voga, e muitos alunos almejam a carreira policial. Para quem vai começar a estudar agora, a dica é procurar um bom curso para estudar as matérias básicas e esperar pelo edital para focar nas específicas”, recomenda.

A estudante Inez Mustafa, 25, espera pelo concurso do Instituto Rio Branco. A vontade de se tornar diplomata surgiu durante viagens ao exterior e é materializada no esforço. “Estudo de nove a 10 horas por dia. Acordo às 6h. Tenho aula no cursinho inclusive no sábado, de manhã e à tarde. Minha maior dificuldade tem sido economia, mas o segredo é continuar sempre lendo”, compartilha. O edital, previsto para o primeiro semestre, é esperado com boas expectativas. “Vou fazer a prova, mas sei que devo estudar mais, por até cinco anos”, prevê a concurseira.

Confira

Leis aprovadas no decorrer deste ano preveem 2.095 cargos, a grande maioria para atender à necessidade de pessoal para a implantação de novas universidades, que serão abertas no ano que vem.

Estão assim distribuídos:

– Lei nº 13.634, de 20 de março de 2018 – UF Catalão/GO: 353 cargos;
– Lei nº 13.651, de 11 de abril de 2018 – UF Delta do Parnaíba/PI: 400 cargos;
– Lei nº 13.637, de 20 de março de 2018 – UF Rondonópolis/MT: 394;
– Lei nº 13.635, de 20 de março de 2018 – UF Jataí/GO: 299;
– Lei nº 13.651, de 11 de abril de 2018 – UF Agreste de Pernambuco/PE: 623;
– Medida Provisória nº 844, de 6 de julho de 2018 – Agência Nacional de Águas: 26.
– PRF: concurso autorizado, com previsão de publicação do edital para 2019.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA: edital publicado para Auditor Fiscal Federal Agropecuário (300 vagas).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado