Menu
Brasília

Complexo Cultural de Samambaia alaga no dia da inauguração

Arquivo Geral

17/11/2018 13h14

Reprodução/Facebook

Jéssica Antunes
[email protected]

Programado para abrir as portas neste fim de semana, o Complexo Cultural Samambaia teve sua inauguração cancelada por conta das fortes chuvas que atingiram o Distrito Federal nos últimos dias. Neste sábado (17), a programação que contava com rodas de capoeira e aulas demonstrativas foi substituída por uma força-tarefa de limpeza. A estrutura recém construída amanheceu embaixo d’água.

Segundo a Secretaria de Cultura (Secult), uma “falta de luz durante a madrugada prejudicou o bombeamento de água, que teve um volume muito acima do normal e provocou um alagamento”. A Companhia Urbanizadora Nova Capital (Novacap) trabalha no local para sanar o problema e já teria iniciado as obras de retenção pluvial.

A pasta diz que providenciou um gerador de emergência permanente, pra evitar que falhas no fornecimento de energia prejudiquem o bombeamento no futuro. Apesar dos estragos, o governo garante que não houve dano permanente. Os equipamentos atingidos já estão sendo reparados.

Uma comissão de programação deve se reunir na quarta-feira (21) para alinhar uma nova data de inauguração. Conforme a Secult, o cancelamento foi necessário porque o volume de água impediu a instalação das estruturas para a festividade. Também foram considerados os riscos de manter crianças no local após o alagamento.

O complexo foi construído em uma área de 4 mil metros quadrados e conta com um cineteatro, espaço para a biblioteca de artes, cinco salas de oficinas e um galpão multiuso. A obra foi coordenada pela Secretaria de Cultura e Administração Regional de Samambaia, em parceria com a Companhia Urbanizadora Nova Capital (Novacap). Foram investidos R$ 4,8 milhões do Fundo de Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal.

A gestão do espaço serão feitas com a participação de uma organização da sociedade civil escolhida através de edital de chamamento público. O orçamento previsto é de R$ 550 mil para 12 meses.

Reprodução/Facebook

Efeitos do temporal 

A estação Samambaia Sul da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô) também foi impactada pela chuva. O terminal amanheceu interditado na sexta (16) por conta de alagamento e reabriu apenas para desembarque na manhã deste sábado (17). A inundação provocou danos em escadas rolantes, elevadores, nos sistemas de bilhetagem e de telefonia.

A chuva de novembro está 32,2% acima da média histórica mensal. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), das 9h de sexta (16) até 9h de sábado (17), caiu 81 milímetros (mm) de precipitação na capital. Com a soma, o acumulado alcançou 299,9 mm no DF. A previsão é que não pare por aí.

O fim de semana prolongado deve continuar debaixo de chuva, com chance de trovoada em áreas isoladas. Durante a tarde, o sol pode aparecer e a temperatura subir a 28 ºC, mas o tempo logo fechará. “Até o fim do mês, a tendência é que continue com chuva, mesmo que o sol apareça em algum período”, informa o meteorologista Mamedes Melo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado