Menu
Brasília

Comissão da Câmara aprova fim do horário de verão no DF e em Goiás

Arquivo Geral

01/11/2017 10h40

Shutterstock

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou o projeto que tira o Distrito Federal e Goiás do horário de verão instituído em parte do país. A medida, de autoria do deputado Waldir Soares Oliveira (PR-GO), susta efeitos do decreto nº 6.558, de 8 de setembro de 2008.

O parecer ficou a cargo do deputado Carlos Andrade (PHS-RR), que além de votar pela aprovação, incluiu Brasília no projeto. Segundo a proposta de Waldir, Goiás não possui diferença relevante entre dia e noite e, por isso, os efeitos seriam negativos para a população, além de não ajudar na redução do consumo de energia. Agora, o texto deve ser apreciado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa e, na sequência, seguir ao plenário.

O fim do horário brasileiro de verão é debate recorrente nas redes sociais. Neste ano, o governo federal cogitou seu fim após um estudo concluir que o atraso de uma hora dos relógios não traria os efeitos esperados.

O horário de verão foi aplicado pela primeira vez no Brasil no verão de 1931/1932. Desde 1985 é adotado continuadamente. Segundo o governo, na ultima edição do horário, a economia foi de R$ 159,5 milhões.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado