Menu
Brasil

Começa hoje a Vila Cidadã do Fórum Mundial da Água

Arquivo Geral

17/03/2018 12h25

O Estádio Nacional Mané Garrincha abrigará exposição, feira e a Vila Cidadã do 8º Fórum Mundial da Água. A área da exposição prevê inscrição prévia e será um espaço de negócios para empresas. A feira contará com mostras científicas e estandes de instituições que integram o evento.

Uma das atrações na Vila Cidadã é o Festival Voz dos Cidadãos, no qual serão exibidos 110 vídeos de 26 países voltados para a água e a sustentabilidade ambiental

Na Alameda Olhos D’água, diversos televisores apresentarão os 110 vídeos do Festival Voz dos Cidadãos. Os filmes, de até 4 minutos, vêm de 26 países e concorrem a prêmios. A votação popular está aberta pela internet.

Para a Vila Cidadã, montada no estacionamento do Mané Garrincha, são esperadas em torno de 30 mil pessoas.

Com entrada gratuita, a estrutura funcionará todos os dias, até 23 de março, das 9 às 22 horas. Só é preciso se credenciar no site do 8º Fórum Mundial da Água. O credenciamento também pode ser feito no local, mas, de acordo com a organização, o envio antecipado dos dados ajuda a evitar filas.

O Espaço Criança Candanga, do governo de Brasília, contará com atividades voltadas aos públicos infantil e jovem. Entre as ações estão oficinas de serigrafia e pintura em tela e de robótica sustentável e instrumentos musicais reciclados.

Para conscientizar os visitantes sobre o perigo de beber e dirigir, o Detran-DF estará com um circuito em que será possível simular embriaguez.

Uma área de 2,7 mil metros quadrados será ocupada pelo movimento brasileiro Green Nation, com ambientes e atividades interativas e sensoriais.

O percurso gratuito terá atrações como asas-deltas, em que o visitante poderá, por meio de um simulador, voar por diversos locais do País em que a água é protagonista.

Também haverá oficinas, festival multimídia, mostra de cinema e contação de histórias.

Já no Cinema Cidadão serão exibidos filmes nacionais e internacionais sobre o tema água, para crianças e adultos. No espaço Arena das Águas estão programadas conferências, talk shows e apresentações.

Bate-papos ocorrerão todos os dias sobre diferentes temas. Neste domingo (18), às 14h30, a conversa será sobre a crise hídrica pela qual Brasília passa.

Apresentações culturais também animarão a Vila Cidadã, com artistas como o mímico Miqueias Paz e o cantor Jorge Mautner.

Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos.

Em Brasília, ele é organizado pelo Conselho Mundial da Água, pelo governo local — representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa) — e pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Agência Nacional de Águas (ANA).

O fórum ocorre a cada três anos e já passou por: Daegu, Coreia do Sul (2015); Marselha, França (2012); Istambul, Turquia (2009); Cidade do México, México (2006); Kyoto, Japão (2003); Haia, Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).

 

fonte: Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado