Menu
Brasília

Combate à dengue: Iges-DF cria tendas e atende mais de 300 pessoas

Instituto mostra serviço após assinar contrato com Secretaria de Saúde que lhes dá mais atribuições. Tendas foram montadas em Ceilândia e São Sebastião

Willian Matos

29/05/2019 11h31

Foto cedida ao Jornal de Brasília

Willian Matos
[email protected]

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal – (Iges-DF) e a Secretaria de Saúde (SES) se reuniram no combate à dengue e montaram duas tendas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Ceilândia e São Sebastião para atendimento à população.

Na última terça-feira (28), primeiro dia de atuação nas tendas, foram acolhidas mais de 320 pessoas. Todas elas fizeram exames e receberam os primeiros cuidados com hidratação oral ou venosa.

Tendas instaladas ao lado da UPA de Ceilândia. Foto cedida ao Jornal de Brasília

Contratações à vista

Para o presidente do Iges-DF, Francisco Araújo, as tendas dão mais rapidez ao atendimento às pessoas. “Assim, daremos a resposta que a população precisa, melhorando o acolhimento e dando mais condições de trabalho para os profissionais de saúde que atuam na instituição”, afirmou.

Além disso, o presidente declara que irá contratar mais profissionais para reforçar o efetivo. “Essa [a criação das tendas em tão curto tempo] é apenas uma demonstração do que podemos fazer e da forma que atuamos. Vamos seguir com o processo seletivo de recursos humanos e contratar mais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para recompor e ampliar as equipes em todas as unidades sob a nossa responsabilidade, para melhorar o atendimento e a qualidade da saúde pública do DF”, concluiu.

As medidas tomadas pelo Iges-DF acontecem menos de 24 horas após o instituto assinar contrato de gestão com a Secretaria de Saúde (SES) para ampliar a atuação e assumir, além do Hospital de Base, as seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) existentes do DF e o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM).

Sentiu sintomas de dengue?

O Instituto recomenda que, ao sentir os primeiros sintomas da dengue, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mas próxima. Lá, será feita uma avaliação e, caso se confirmem os sintomas, a pessoa será encaminhada para o tratamento adequado nas tendas. Se o quadro for considerado grave, o paciente será encaminhado para a unidade hospitalar ou pronto de atendimento mais próximo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado