Menu
Brasília

Com salário atrasado, terceirizados param limpeza em hospitais do DF

Arquivo Geral

14/11/2017 12h29

Divulgação/SindiServiços

Raphaella Sconetto
[email protected]

Trabalhadores terceirizados responsáveis pela limpeza de hospitais públicos estão de greve. De acordo com o Sindicato dos Empregados em empresas de conservação e serviços terceirizados (SindiServiços), ao menos 1,5 mil empregados estão de braços cruzados. As principais unidades de saúde afetadas são: Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Planaltina, Paranoá e Sobradinho, além do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) e da Fundação Hemocentro.

Segundo o sindicato, o atraso nos pagamentos são constantes, tendo ocorrido em janeiro, fevereiro, maio e julho. Agora, os pagamentos de outubro, que deveriam ter sigo pagos no dia 7, ainda não foram realizados. Os empregados da empresa Ipanema entraram de greve na tarde de ontem (13). Já os servidores da Dinâmica aderiram ao movimento nesta terça-feira (14).

A categoria afirmou que não há previsão de suspender a greve. “Só vamos retornar aos serviços após o pagamento”, aponta a secretária-geral do SindiServiços, Andréa Cristina da Silva. No entanto, ainda de acordo com o sindicato, não há nenhuma previsão para que eles recebam os salários. “Segundo as empresas, o governo não repassa a verba há três meses, e elas não têm mais condições para arcarem com as despesas”, critica.

Apesar de 1,5 mil terceirizados terem aderido à greve, a limpeza e higienização das áreas prioritárias e de emergência dos hospitais estão sendo realizadas.

VERSÃO OFICIAL

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que “trabalha para quitar a dívida e está aguardando dotação orçamentária para realizar o pagamento”. Segundo a pasta, a previsão é de que os valores sejam repassados às empresadas até o fim da semana. ” Apasta ressalta que os atendimentos nas unidades de saúde não serão prejudicados, uma vez que o efetivo mínimo de 30% dos funcionários está trabalhando”, conclui.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado