Menu
Brasil

Com grande causa social, água AMA da Ambev também pode ser encontrada em Brasília

Arquivo Geral

23/06/2017 14h45

Divulgação

Chegou às prateleiras dos mercados da capital federal e de várias cidades do país a primeira água mineral sem fins-lucrativos. O objetivo do produto, lançado pela Ambev, é ajudar no acesso à água potável no sertão do Brasil. E todo o lucro pode ser acompanhado no site, por meio das atualizações do “lucrômetro”. Até agora, já consta cerca de R$ 366 mil reais. Confira abaixo a entrevista que o JBr fez com a Carla Crippa, Gerente de Sustentabilidade da cervejaria, que dá mais detalhes da causa que a Ambev abraça.

Divulgação

Divulgação

1. Como a iniciativa começou? De onde veio a ideia?
Água é um recurso primordial para nós e há mais de 20 anos temos um consistente sistema de gestão de água. Essa trajetória de conscientização do uso da água começou dentro de casa, com o trabalho de redução do consumo de água nas cervejarias. Hoje somos benchmarking mundial no uso eficiente de água. Há 6 anos, caminhamos para o trabalho com ONGs e comunidades, preservando bacias hidrográficas em regiões de stress hídrico. É um trabalho muito importante e de longo prazo, para aumentar a segurança hídrica em metrópoles brasileiras. Mas queríamos fazer ainda mais. A ideia de AMA começou a surgir em 2016, quando criamos um Comitê de Especialistas em Segurança Hídrica. Nas reuniões foi sugerido que a Ambev liderasse projetos de acesso à água potável. Na mesma época fizemos um curso lançado no Brasil pela Yunus Negócios Sociais, que estimula as empresas a pensarem em negócios sociais, que são aqueles que destinam 100% do seu lucro para uma causa social.

Temos um problema sério de escassez de água potável, principalmente no semiárido do Brasil. São 35 milhões de brasileiros sem acesso a este recurso básico. Juntando todos estes pontos, nos instigamos a pensar em como podemos atuar para ajudar a solucionar este problema. Como poderíamos ser agente de mudança, usando nossa estrutura e recursos por um bem maior. Foi então que surgiu a ideia de criar a AMA, uma água mineral com 100% do lucro revertido para projetos de acesso à água potável. É uma água que você bebe aqui e vira água para quem não tem no semiárido. É uma água que aproxima as pessoas por uma causa e faz com que juntos possamos levar água a quem precisa. Trata-se do primeiro negócio social implementado por uma grande empresa no Brasil.

2. Qual é o significado da palavra “AMA”?
A palavra AMA possui raízes indígenas, com o significado de água da chuva, que vem do prefixo de “amana”, em Tupi Guarani.

3. Atualmente, quantas pessoas da empresa participam do projeto?
Para que o projeto tenha sucesso, ele precisa de muita gente envolvida. E temos consciência de que sozinhos pouco conseguiremos fazer. Primeiramente, começou com o time de sustentabilidade, mas depois se espalhou e abrangeu outras áreas da companhia, com todo mundo querendo participar e ajudar. Foi muito bem recebido e muitas pessoas nos procuraram querendo participar. O projeto realmente tem unido as pessoas e isso nos deixa muito felizes. Afinal, essa é a nossa grande inspiração. E queremos envolver não só todo o time Ambev.

O nosso sonho é unir o maior número de parceiros: ONG’s, governos, parceiros de produção, distribuidores, consumidores e a própria comunidade que receberá os recursos. Já existe um trabalho secular sendo feito por diversas articulações, ONGs e pelo próprio governo no semiárido brasileiro. Precisamos considerar esse trabalho e somar esforços. Esse é um tema novo para a Ambev e temos muito a aprender.

4. Qual foi o critério para o projeto começar no Ceará e não em outro estado?
Fizemos diversos levantamentos antes de tomar essa decisão. Por meio desses estudos, vimos que o Ceará é o estado que atualmente mais sofre com a seca. A população do Ceará está enfrentando a pior crise hídrica dos últimos 100 anos. Nosso objetivo é ajudar a resolver o problema de acesso à água potável como um todo e decidimos começar por locais onde a escassez hídrica é grave e a população enfrenta grandes dificuldades para obter água própria para consumo.

5. A AMA pode ser encontrada em todos os estados?
AMA está disponível para venda em garrafas de 500ml nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia e no Distrito Federal, e pelo site www.emporio.com/ama.

6. A Ambev já ajudou outros projetos semelhantes? Quais?
Por ser nosso primeiro negócio sustentável, não temos outro projeto semelhante a AMA neste ponto, mas já financiamos diversos outros projetos também voltados para a questão da água. Além de economizar água nas cervejarias e ajudar outras empresas a economizarem água, um dos projetos que contribuímos é para a ampliação na segurança hídrica no Brasil por meio do Projeto Bacias. O programa teve início em 2010 e busca preservar e recuperar importantes bacias hidrográficas em diversas regiões, em parceria com as ONGs WWF Brasil e The Nature Conservancy (TNC). Somos a maior patrocinadora da Coalizão Cidades pela Água, programa liderado pela TNC, que visa ampliar a segurança hídrica para mais de 60 milhões de brasileiros, em 12 regiões metropolitanas do país. Na prática, nos próximos anos, o grupo trabalhará para que a preservação de rios e nascentes seja incorporada na gestão dos recursos hídricos de 243 municípios.

Em 2016, lançamos um outro programa inédito e gratuito, em parceria com a ONU, para incentivar e ajudar as pequenas e médias empresas de bens de consumo do Brasil a economizarem água, o SAVEH, Sistema de Autoavaliação da Eficiência Hídrica. A ideia do SAVEH surgiu por meio de um comitê de especialistas que reuniu diversos estudiosos em recursos hídricos tanto do meio acadêmico, quanto público e corporativo, para nos ajudar a entender qual seria a melhor forma de compartilhar seus aprendizados com a sociedade.

7. Como se dá a garantia para que todo o lucro seja aplicado de forma correta?
Para garantir que 100% do lucro arrecadado com a AMA seja direcionado e investido de forma correta, existe uma empresa de auditoria externa (KPMG) verificando o processo. A prestação de contas é feita de forma transparente no site www.aguaama.com.br, onde é possível acompanhar o lucro obtido com as vendas, os investimentos e o andamento de cada projeto.

8. Em tempos de racionamento hídrico no país, a AMA tem alguma estratégia voltada isso?
Antes de fecharmos qualquer parceria para produção da água, fazemos um detalhado estudo de disponibilidade hídrica para verificar se a região possui abundância desse recurso. Não produziremos AMA em regiões em situação de escassez. Além disso, AMA não só ajuda as comunidades impactadas, mas também conscientiza os consumidores sobre o problema da seca e da falta de água em outras regiões do País e tem impacto na empresa com o envolvimento de uma grande equipe e nos clientes que passam a trabalha pela causa. É um projeto que conecta todos por uma causa maior.

9. De que forma o público brasiliense pode colaborar com a causa mesmo à distância?
Os consumidores podem ajudar a causa ao adquirirem a AMA nos pontos de venda, espalhados por todo o Distrito Federal.

10. Em quantos pontos de venda o público brasiliense pode encontrar a AMA?
A AMA já pode ser encontrada em 191 pontos de venda do Distrito Federal, como: Asa Sul, Asa Norte, Guará, Taguatinga, Sobradinho, Águas Claras, Candangolândia, Sudoeste, Santa Maria, Samambaia, Cruzeiro, Vila Planalto, Ceilândia, Paranoá, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Planaltina e Riacho Fundo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado