Menu
Brasília

Clube de astronomia se reúne na área central de Brasília para observar eclipse

Eclipse lunar será o mais longo do século

Arquivo Geral

26/07/2018 18h54

Atualizada 27/07/2018 7h40

Clube de Astronomia costuma se reunir na Praça dos Três Poderes. Foto: foto Rafaela Feliciano/cedoc

Ana Clara Arantes
[email protected]

Integrantes do Clube de Astronomia de Brasília vão se reunir nesta sexta-feira (27), a partir das 18h,  para assistir ao mais longo eclipse lunar do século, momento em que a sombra da Terra permanecerá sobre toda a Lua por 1 hora e 42 minutos. Os apaixonados por astronomia e entusiastas poderão acompanhar o fenômeno no evento “Astronomia na Praça”, na Praça dos Três Poderes. O grupo visa despertar  ainda mais o interesse da população e difundir conhecimento.

O encontro, que já é rotineiro entre membros do Clube de Astronomia, desta vez terá um gostinho especial. Além do eclipse, está é a primeira vez, em quatro anos, que Marte está tão próximo da Terra. “Costumamos nos encontrar aos sábados, também na Praça dos Três Poderes, para observar os astros, mas a reunião desta sexta promete ser ainda mais interessante”, comemora o astrônomo amador Antônio Cortez, de 66 anos.

Os interessados em participar dos encontros podem conferir as datas e horários das reuniões no site do Clube.

Foto: Shutterstock

Em entrevista ao Jornal de Brasília, o astrofísico Ivan Ferreira, professor do Instituto de Física da Universidade de Brasília (UnB), detalhou que Marte ficará mais próximo por cerca de um mês. “Amanhã é o momento em que o planeta estará o mais perto possível da Terra. Os dois estarão circulando em torno do Sol. Com isso, há um momento em que Marte e a Terra estarão ao mesmo lado, muito juntos. De hoje em diante, quem olhar para o céu poderá ver Marte: um ponto vermelho e brilhante”, enfatizou o professor.

Apesar da expectativa, o fenômeno só poderá ser totalmente observado no leste do Brasil, especialmente ao longo do litoral. No restante do País, será parcialmente visto. “Quando ocorrer o eclipse total da Lua, ela está abaixo do nosso horizonte, não sendo possível visualizá-lo. Por outro lado, porém, poderemos acompanhar o final dele, quando a Lua estará despontando no nosso horizonte”, diz, animado, Cortez.

Olho no relógio
Em Brasília, o fenômeno está previsto para acontecer entre 18h e 18h13. “Mas até as 19h15 a Lua estará escura, com um tom avermelhado, que deu ao fenômeno do eclipse total o apelido de ‘Lua de sangue'”, conta Ferreira.  Isso ocorre porque, embora a sombra da Terra não deixe que os raios de Sol cheguem diretamente à Lua, ela é atingida por raios que passam pela atmosfera terrestre.

Ao passar a noite desta sexta, o próximo eclipse lunar já tem data marcada. Segundo o Observatório Nacional, ele irá ocorrer na noite de 20 para 21 de janeiro de 2019. Ao contrário do eclipse de amanhã, ele poderá ser visto como total em todo o Brasil, do início ao fim.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado