Menu
Brasília

Cineasta canadense Bart Simpson estreia como diretor no Cine Brasília

Arquivo Geral

20/02/2019 11h22

Atualizada 18/05/2019 12h35

Foto: Divulgação

Da Redação
[email protected] 

O cineasta canadense Bart Simpson, produtor multi-premiado The Corporation, fará sua estreia como diretor no Cine Brasília, graças à Embaixada do Canadá em Brasília e à Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

A estreia brasileira do documentário de Simpson, Brasilia: Life After Design, será na quinta-feira, 28 de fevereiro, às 20h, no Cine-Brasília. A entrada é gratuita, e um brinde de boas vindas será oferecido quando as portas se abrirem às 19h. Simpson, a co-roteirista Nancy Marcotte, o produtor brasileiro Getsemane Silva e os participantes do filme estarão presentes para o debate após a exibição.

Confira o Trailer – Brasilia: Life After Design

https://www.facebook.com/BrasiliaLifeAfterDesign/videos/1884860001767593/


Uma reflexão visual sobre como é viver em uma das cidades mais planejadas da Terra: moradores da cidade visionária e brutalista buscam se conectar no Brasil de hoje.


O filme teve o lançamento mundial no Sheffield Doc/Fest, um dos três melhores festivais de documentários do mundo, e desde então passou a competir em festivais de prestígio, como o Margaret Mead Film Festival (Nova York), DOK.Fest München (Munique) e Festival de Cinema de Glasgow, ganhando prêmios em Espanha, Portugal e Alemanha. Logo em seguida, o filme foi exibido nos cinemas em todo o mundo.

“Vim pela primeira vez a Brasília por acaso, em 2004”, diz Simpson, “e em 2010 decidi voltar e ficar um pouco”. Simpson passou mais de um ano e meio em Brasília durante um período de quatro anos e lembra que produziu uma das últimas entrevistas com Oscar Niemeyer antes de virar a câmera em direção a um estilo de filme mais observacional e meditativo, que ele diz ser um filme sobre o impacto do planejamento urbano, em vez de um filme “de cima para baixo”. O filme destaca histórias de um vendedor de rua, um arquiteto e uma concurseira, entre outros.

O filme é a estreia de Bart Simpson como produtor e é uma co-produção canadense / britânica entre Lowik Media (Montreal) e Aconite Productions (Glasgow), a produtora brasileira Olho de Gato (Brasília) atuou como produtora local no Brasil. O filme é produzido por Lucie Tremblay e Aimara Reques, com o brasileiro Getsemane Silva, e editado pelo renomado editor escocês Colin Monie. No Reino Unido, a produção é apoiada pela National Lottery, através da Creative Scotland, e no Canadá, a produção foi financiada pelo CBC-Documentary e SODEC, entre outros. As vendas mundiais são gerenciadas pela FeelSales, Madri.

 


Documentário: Brasilia: Life After Design

Diretor: Bart Simpson.
Elenco: Oscar Niemeyer e cidadãos do Brasil.
Nacionalidade: Canadá / Reino Unido 2017. 88 min.
Idioma: Português com legendas em inglês.
Classificação: Livre para todas as idades.


Foto: Divulgação

Saiba mais

O premiado cineasta Bart Simpson produziu e fez a 2ª unidade de câmera no documentário canadense de maior bilheteria no Canadá, The Corporation (vencedor em mais de 25 festivais incluindo Sundance, Toronto e IDFA). Outros filmes e colaborações, incluindo Bananas! E sua sequência, Big Boys Gone Bananas! * (Sundance 2012) foram transmitidos e exibidos em todo o mundo. Bart está interessado em filmes que entretenham, evoquem e envolvam o debate público.


Serviço

Filme: Brasilia: Life After Design
Estreia: quinta-feira, dia 28/02
Horário: 19h30
Local: Cine Brasília


Informações e agendamentos:

Lançamento do filme Brasília: Life After Design
([email protected] / facebook.com/olhogatofilmes)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado