Menu
Brasília

Chuva provoca alagamentos e deixa rastro de destruição em Vicente Pires

Arquivo Geral

19/10/2018 11h44

Matheus Albanez/Jornal de Brasília

Jéssica Antunes
[email protected]

A chuva intensa que deságua na capital desde a madrugada castiga a região de Vicente Pires. Casos de alagamentos, atolamentos, bloqueios de vias e longas filas de carros presos nas estradas foram registrados na manhã desta sexta-feira (19). As enxurradas que descem das ruas mais altas provocam caos na cidade, que passa por obras de infraestrutura. De acordo com a Defesa Civil, porém, nenhum chamado para casos graves foi realizado na região.

Na Rua 10, um ônibus atolado bloqueou o acesso a toda a pista. Ali, o asfalto foi retirado para as obras de infraestrutura e o resultado é uma enxurrada de lama. Profissionais alertam aos pedestres do risco de serem levados pela forte correnteza. Na Rua 5, onde parte da pista está bloqueada para instalação de galeria pluvial, os veículos não conseguem trafegar. Dos coletivos, passageiros descem no meio do caminho e tentam chegar ao destino a pé.

Na Rua 3, a pista mais parece um rio e sequer dá para enxergar o solo. No início da manhã, uma van atolou, ficou presa e precisou do auxílio de um guincho. Em meio aos transtornos, há quem se arrisque para trabalhar. O catador de recicláveis José Vagner, 30 anos, divide espaço com os carros desde as primeiras horas do dia. Vestido com uma capa de chuva, ele direciona um carrinho com dificuldade através da água.

“Não dá para ficar sem trabalhar, mas é muito difícil de desviar. A enxurrada é muito alta e intensa. Emprego está difícil, a gente tem que correr atrás para pelo menos comer e pagar o aluguel”, diz.

José Vagner, catador e morador da área. Foto: Matheus Albanez/Jornal de Brasília

Leia também: Chuva em Vicente Pires: administrador pede compreensão após bloqueios

Quem tem possibilidade de ficar em casa, permanece ilhado. A aposentada Lelita Ferraz, 65, embarcará para uma viagem no fim do dia e não consegue sair de casa, para fazer os preparativos, de carro. Ela desbravou a correnteza e molhou-se até os joelhos. “Vim pulando, tentando desviar. Eles abrem e fecham buraco, não saem do lugar. É complicado. Acho que as equipes não se programaram direito, não fizeram estudo para quando começar o trabalho para finalizar antes do período chuvoso”, diz.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), já choveu nesta sexta metade do que precipitou em todo o mês de outubro. O total acumulado desde a madrugada ultrapassou 39.6 mm, enquanto os primeiros 18 dias do mês somou 61,8 mm. A tendência é que a chuva permaneça durante o fim de semana.

Confira as galerias de fotos e vídeos

Situação na Rua 3B, em Vicente Pires. Fotos: Raphaella Sconetto/Jornal de Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado