Menu
Brasília

Vídeos: Chuva com ventania e granizo derruba árvores em Planaltina

Arquivo Geral

18/08/2018 18h18

Reprodução de vídeo cedido ao Jornal de Brasília

Jéssica Antunes
[email protected]

A manhã ensolarada deu lugar a uma chuva com fortes ventos e até granizo em Planaltina neste sábado (18). O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal atendeu a ao menos três chamados na região. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, trata-se de evento breve e pontual, após termômetros alcançarem fortes temperaturas. Não há informações sobre a existência de feridos.

De acordo com Mamedes Melo, do Inmet, o radar meteorológico da Aeronáutica indica pontos com mais chuva em Águas Lindas de Goiás, na Região Metropolitana, e entre Planaltina de Goiás e do DF. “Isso não deve se espalhar pelo resto da capital. Deve ir em direção ao PADF, no rumo de Minas Gerais, mas com menor intensidade”, afirmou.

Os três chamados para quedas de árvores foram registrados no Setor Nova Esperança, Vila Buritis e Jardim Roriz. Ainda não há detalhes do que ocorreu em cada ponto. Leitores do Jornal de Brasília informaram que, na Vila Buritis, o caso ocorreu próximo a uma faixa de pedestres e carros tiveram que frear bruscamente para evitar impacto. Ninguém se feriu. Informações de moradores são de que granizo chegou a acionar o alarme de veículos em algumas áreas da cidade.

Veja vídeos cedidos ao JBr: 

Chuva de agosto

O mês de agosto tem média histórica de 13,9 milímetros de chuva. Neste ano, segundo o instituto, o índice acumulado está dentro da média – alcançou 12,8mm. “Normalmente são um ou dois episódios de chuva no mês. Tem ano que chove mais, menos e até não chove, como foi em 2017”, revela o meteorologista.

Isso porque o comportamento da natureza depende de diversos fatores, como o sistema meteorológico que atua em grande escala, como El Niño ou La Niña. Além disso, também há interferência das frentes frias que vêm da Argentina para as regiões Sul e Sudeste do Brasil. Hoje, explica Mamedes Melo, há concentração de umidade em virtude da circulação dos ventos.

Domingo (19) não deve chover. A previsão do tempo é de clima parcialmente nublado a claro.

Aguarde mais informações.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado