Menu
Brasília

‘Chapolin’ era usado por ladrão para anular alarme e furtar carros no Aeroporto JK

Arquivo Geral

22/09/2018 20h17

PMDF descobre uso de aparelho que neutraliza alarme dos carros. Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília

Francisco Dutra
[email protected]

Um suspeito de furtar carros no Aeroporto JK com o uso do “chapolin” fingia ser motorista executivo. Segundo empresa responsável pela gestão do terminal, a Inframerica, o homem, detido pela Polícia Militar neste sábado (22), usaria este disfarce para surrupiar os bens deixados nos veículos. O “chapolin” é uma engenhoca capaz de neutralizar o acionamento da trava e do alarme do veículo com clique. O motorista pensa que fechou o automóvel, mas a porta continua destravada.

Apesar de ser conhecida no Brasil há algum tempo, no DF a engenhoca criminosa ainda era pouco utilizada. O episódio é um sinal de alerta para os donos de carros. Ao parar o carro na rua, especialmente em pontos de grande circulação de pessoas, é preciso ter certeza que o sistema de alarme e travamento de portas e janelas foi realmente acionado. O caso aeroporto está sob a investigação da 10ª Delegacia Polícia (Lago Sul).

A Polícia Militar explica como o dispositivo funciona no vídeo abaixo:

 

A Inframerica enviou uma nota ao Jornal de Brasília após a detenção do suspeito. Confira na íntegra:

As equipes de segurança do Aeroporto de Brasília colaboraram com a investigação da Polícia Civil do Distrito Federal e a consequente detenção, realizada pela Polícia Militar do DF na tarde deste sábado (22). A Inframerica atua frequentemente em cooperação com os órgãos de segurança pública.

O homem que se passava por motorista executivo foi vigiado pelas equipes de segurança do Aeroporto de Brasília ao longo dos últimos dias e o material foi enviado junto a um ofício para a Delegacia de Polícia do Lago Sul.

A concessionária do Aeroporto de Brasília repudia veementemente toda e qualquer forma de conduta ilícita.

Furtos a todo instante no DF

Segundo balanço da Secretaria de Segurança Pública, apenas em agosto deste ano, 826 veículos foram furtados no Distrito Federal. No acumulado do ano até aquele mês, foram 7.047 furtos em veículos na capital federal. Neste ano.  as forças de segurança recuperaram ao menos 3.808 veículos tomados dos donos.

Como evitar os crimes

A pedido do Jornal de Brasília, o major Michello Bueno, da PMDF, orienta sobre como evitar os delitos:

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado