Menu
Brasília

Centro de Terapia Ocupacional em Valparaíso de Goiás recebe pacientes de Brasília

Arquivo Geral

04/02/2011 7h29

Bruna Sensêve
[email protected]

 

A primeira coisa que Lúcia Penteado Reiter, 51 anos, fez ao se mudar para Valparaíso de Goiás foi procurar um local apropriado para o atendimento do filho mais velho. Não interessavam mais os inúmeros diagnósticos feitos por todos os médicos que procurou durante os 21 anos de Leonardo. O objetivo era conseguir formas de tornar a rotina familiar mais prática e Leonardo mais independente da presença constante de um acompanhante. Foi então que ela conheceu o Centro Municipal Integrado de Terapia Ocupacional (Cemito).

 

A aproximadamente 32 quilômetros do Distrito Federal, funciona uma das poucas unidades públicas do Entorno especializadas em terapia ocupacional e reabilitação de alunos especiais da rede pública de ensino. Em Valparaíso de Goiás, com 132.947 mil habitantes, o Cemito atende não só a demanda do município como encaminhamentos de Santa Maria, Gama, Luziânia, Jardim Ingá, Cidade Ocidental e pacientes da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, no Plano Piloto.

 

Grande demanda

 

São quase 650 alunos – idosos, dependentes químicos, deficientes visuais, auditivos, físicos e mentais, divididos em três turnos. O suporte financeiro e administrativo é dado pela Secretaria de Educação de Valparaíso focado na parceria com os professores das escolas especiais. Mas, como explica a única terapeuta ocupacional e técnica responsável pelo Centro, Thatiana Ayres, apesar da falta de estrutura, tenta atender todos que procuram o local. “A demanda é muito alta e temos dificuldades estruturais, mas não tem como negar atendimento”, justifica.

 

 

Leia mais na edição desta sexta-feira (04) do Jornal de Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado