Menu
Brasília

Celebração dos 59 anos de Brasília valoriza artistas da capital

Arquivo Geral

21/04/2019 18h03

Palco Brasília recebe apenas artistas brasilienses neste domingo (21), aniversário da capital. Foto: Ana Karolline Rodrigues / Jornal de Brasília.

Ana Karolline Rodrigues

[email protected]

Celebrado neste domingo (21), o aniversário de 59 anos de Brasília é marcado pelas festividades culturais que acontecem no centro da capital. Dentre estas, estão as apresentações realizadas por artistas brasilienses. Em parceria com a Secretaria de Cultura do Distrito Federal, a Associação dos Defensores de Cultura Regional (ADCR) buscou promover, nesta data, uma maior valorização a estes profissionais. Na Esplanada dos Ministérios, alguns eventos como shows musicais, apresentação de capoeira e show de mágica para crianças, são realizados especialmente por artistas candangos.

Próximo ao Museu Nacional, o Palco Brasília é ambiente para shows realizados por estes músicos locais. Desde às 10h até às 22h30, doze aristas se apresentam para o público brasiliense presente na festa. Dentre os destaques, estão o grupo Dona Cislene e a famosa banda do final dos anos 1970, Aborto Elétrico.

Pela manhã, na área para crianças, brinquedos infláveis, apresentação de capoeira e show de mágica chamaram atenção do público. Nas proximidades do Museu Nacional, o grupo Kilombrasília, do Instituto Mãe África, se apresentou pela 9ª vez no aniversário da cidade.

Para o Mestre Mancha, 40 anos, que comanda o grupo, participar mais uma vez deste evento é algo de grande importância para os capoeiristas. “É importante para divulgar a capoeira, divulgar o nosso trabalho que fazemos nas cidades satélites, além de trazer algo de importante da nossa capital, trazer essa cultura e apresentá-la aqui”, afirmou.

Mestre Mancha e grupo Kilombrasília em apresentação. Foto: Ana Karolline Rodrigues / Jornal de Brasília.

Já bastante conhecido pelo seu trabalho, André Freire, 50 anos, o famoso “Tio André”, é mágico há 34 anos e já se apresentou para crianças em festas anteriores do aniversário de Brasília. Ele conta que devido a uma “grande burocracia” que teve que passar em outras ocasiões para participar do evento, estava há pelo menos dez anos sem se apresentar no aniversário da capital. Agora, nesta comemoração de 59 anos, ele relata que voltou a fazer seu show com muita alegria. “Eu fiquei muitos anos vindo, aí depois burocratizou mais e não tinha mais como. Então agora eu estou muito feliz de poder voltar, nós estamos emocionados”, disse.

Para ele, atualmente há uma maior valorização ao artista por parte do evento, uma vez que considera que está mais fácil para que estes possam participar. “Nós temos muita dificuldade de, sozinhos, conseguirmos participar aqui. A documentação é uma pilha de coisas, então desistimos de participar nas outras vezes. Fiquei dez anos de jejum porque a burocracia era muito difícil. Graças a essa associação [ADCR], agora nós temos essa oportunidade, porque eles fazem toda essa parte para a gente”, comentou.

“Tio André” e Luciana Guedes, sua assistente. Foto: Ana Karolline Rodrigues / Jornal de Brasília

De acordo com Arkson Rangel, presidente da ADCR, atualmente, é necessária uma entidade para cuidar das questões que envolvem os artistas nestes eventos. “Aos artistas de Brasília, nos coube essa responsabilidade e nos sentimos agraciados por isso. Antes o governo tinha dificuldade de contratar pela Lei de Licitações. Tinha uma necessidade do artista ter produtor, por exemplo, então quem era independente não tinha espaço. Agora nós conseguimos facilitar tudo isso para eles”, contou.

Dia para passeio

Para festejar o evento, ao menos 15 mil pessoas estiveram presente na Esplanada pela parte da manhã. Sasha Habu, 45 anos, e o marido Eduardo Rocha, 46 anos, moram em Brasília há dois anos. Neste domingo, o casal foi participar do aniversário da capital pela primeira vez e consideram que o passeio valeu a pena. “É a primeira vez que a gente vem até aqui na Esplanada e estamos trazendo a minha sogra para passear também, porque ela não mora aqui”, contou Sasha. “Vamos no show da Anitta mais tarde mas agora viemos mesmo para ver a Esquadrilha da Fumaça, que é bem legal. Foi o que fez a a gente acordar cedo mesmo”, disse Eduardo.


Casal decidiu levar a filha, Érica Habu Rocha, 7 anos, para comemorar o aniversário de Brasília pela primeira vez, neste domingo (21). Foto: Ana Karolline Rodrigues / Jornal de Brasília.

Para a brasiliense Adriana Aguiar, 43 anos, “é importante prestigiar o aniversário da cidade”. Acompanhada da filha, Mariana Gomes Aguiar, 9 anos, do companheiro, Rafael Merlim, 41 anos, e do enteado, Gabriel de Oliveira Merlim, ela esteve pela manhã na Esplanada para assistir à Esquadrilha da Fumaça. “Viemos para eles guardarem na memória este momento que achamos que é especial. Viemos dar uma passeada e ver especialmente a Esquadrilha da Fumaça, porque a gente acha muito importante prestigiar o aniversário de Brasília, trazer eles para assistirem”, considerou.

Família prestigia aniversário da capital do país. Foto:
Ana Karolline Rodrigues / Jornal de Brasília.
Aviões da Esquadrilha da Fumaça chamam atenção de brasilienses e turistas no aniversário de Brasília. Foto: Ana Karolline Rodrigues / Jornal de Brasília.

Segurança

Segundo a Secretaria de Cultura do Distrito Federal, ainda não há uma expectativa de público presente durante este domingo na Esplanada, mas a estrutura do evento está preparada para receber até 120 mil pessoas. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do DF, 800 militares da Polícia Militar do DF estão presentes no evento do aniversário de Brasília. Além da tropa convencional, participam também policiais de unidades especializadas, como Rotam, Patamo, Bpcães e da Cavalaria.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) recrutou, para o local, 72 militares, 13 viaturas e um helicóptero. Os atendimentos pré-hospitalares são realizados pelo SAMU, CBMDF e Emergência Médica Contratada, com atuação conjunta. No local, estão disponíveis dois postos médicos e quatro UTI’s. Os pacientes que precisarem ser encaminhados para hospitais, serão levados para o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) e Instituto Hospital de Base (IHBDF).

Postos de saúde estão disponíveis na Esplanada para público. Foto: Ana Karolline Rodrigues / Jornal de Brasília.

A Polícia Civil do Distrito Federal reforça ainda o efetivo da 5ª Delegacia de Polícia (Área Central), da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam).

Alterações no trânsito

Entre as 9h e 23h, o Departamento de Trânsito (Detran-DF) e Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizam ações de controle de tráfego durante as festividades que acontecem na Região Central do Plano Piloto.

O Detran está responsável pelas ações de trânsito na Região Norte, e a PMDF, pela Região Sul da Esplanada dos Ministérios, porém as duas Forças atuam em conjunto para garantir a segurança dos participantes dos eventos.

Às 9h, a Polícia Militar fechou Via S1 desviando o trânsito para o Eixo Rodoviário Sul. Por volta das 10h, esta intervenção foi ampliada para a altura do acesso à Via L2 Norte. Os ônibus coletivos com destino à Rodoviária do Plano Piloto têm acesso à alça leste para embarque e desembarque dos passageiros nos terminais.M

SOS Criança DF

A Secretaria de Segurança ainda informa que o canal SOS Criança DF estará disponível por meio do aplicativo WhatsApp (61 – 99212-7776). Para acionar o serviço, bastar enviar uma mensagem de texto, foto, vídeo ou áudio para o telefone e se identificar. O usuário deverá mandar ainda a localização exata, com pontos de referências, e tentar saber com a criança o nome dela e o dos pais ou responsáveis, além do número de telefone.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado