Menu
Brasília

Caso Louise: Vinícius Neres vai a júri popular na próxima segunda-feira (3)

Arquivo Geral

29/03/2017 11h39

Mateus Alencar/Cedoc

Na próxima segunda-feira (3), vai a júri popular Vinícius Neres Ribeiro, acusado de assassinar Louise Maria da Silva Ribeiro dentro de um laboratório de Biologia da Universidade de Brasília (UnB). O julgamento terá início às 9h, no plenário do Tribunal do Júri de Brasília.

Em abril de 2016, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) ofereceu denúncia contra o universitário. Ribeiro vai responder por homicídio qualificado por motivo torpe, emprego de recurso que dificultou a defesa da vítima, asfixia e por feminicídio. Ele também foi denunciado pelo crime de destruição de cadáver.

A defesa recorreu da sentença de pronúncia para que o acusado não fosse julgado pela qualificadora de feminicídio. Porém, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve o entendimento de que o relacionamento afetivo entre vítima e réu é um dado objetivo. Nesses casos, se há envolvimento amoroso, não há margem para questionar a qualificadora e o acusado responderá, necessariamente, pela prática de feminicídio. A pena prevista para homicídio qualificado é de 12 a 30 anos de reclusão.

Relembre o caso

Em 10 de março de 2016, a estudante Louise foi assassinada em um dos laboratórios de Biologia da UnB, para onde foi atraída pelo acusado, que não se conformava com o fim do relacionamento entre os dois. A vítima foi morta por asfixia após ingestão de clorofórmio. Ribeiro ainda destruiu parcialmente o corpo, levando-o para lugar ermo e ateando fogo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado