Menu
Economia

Política acomodatícia ainda é necessária, diz Nowotny

Arquivo Geral

10/06/2013 4h50

A atual política monetária acomodatícia dos bancos centrais ainda é necessária, afirmou o membro do conselho do Banco Central Europeu (BCE) Ewald Nowotny.

Ainda que Nowotny tenha dito que houve “uma boa quantidade” de estabilização no sistema financeiro, ele ainda vê “grandes desafios para o setor bancário, e – especialmente na Europa – ainda vemos uma economia real que está se esforçando e finanças públicas sobrecarregadas”.

“É por isso que uma política monetária acomodatícia ainda é necessária”, disse Nowotny.

Qualquer medida da política monetária tem efeitos colaterais que devem ser levados em conta pelos bancos centrais, disse ele.

“Mas os bancos centrais também tem de ter uma visão clara das prioridades e dos potenciais custos macroeconômicos de se afastar da presente posição da política monetária”, acrescentou Nowotny.

Ele disse que é importante que a política monetária tenha uma “âncora nominal”, tais como a meta de estabilidade de preços do BCE de inflação abaixo, mas próxima a 2%. No entanto, a autoridade disse que nenhum indicador econômico único pode proporcionar uma orientação completa para a política monetária.

Nowotny também falou sobre a proposta do novo papel do BCE como supervisor bancário. Ele repetiu os pedidos anteriores para que o BCE se prepare totalmente para o seu novo papel, enfatizando a responsabilidade que a função acarreta.

Nowotny estava falando em uma conferência econômica em Viena. Fonte: Dow Jones Newswires.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado