Menu
Brasília

Candidato passa mal em teste físico da PMDF e morre

Arquivo Geral

20/09/2018 11h07

PMDF/Divulgação

Um homem de 31 anos morreu ao passar mal durante um Teste de Aptidão Física (TAF) da Polícia Militar do Distrito Federal, realizado nessa quarta-feira (19). Leonardo da Silva Oliveira chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT), onde morreu na madrugada desta quinta (20).

Ele estava inscrito no concurso público de admissão ao Curso de Formação de Praças (CFP) da PMDF.  Segundo a corporação, após apresentar o atestado médico específico para o certame, o candidato foi examinado em testes de flexão abdominal e barra fixa, nos quais foi considerado apto.

Em seguida, iniciou o teste de corrida, no qual sentiu-se mal e não conseguiu finalizar a avaliação, vindo caindo na pista. A partir deste momento, segundo a PMDF, um socorrista verificou que Leonardo estava com ausência de pulso e iniciou um processo de reanimação cardíaca. Demais membros da equipe médica atuaram no socorro.

Na sequência, o candidato foi levado ao HRT. Ele foi atendido na emergência da unidade às 17h43. Segundo informou a família informou à banca examinadora Iades, que Leonardo morreu às 2h40 desta quinta. Em nota, a Polícia Militar lamentou o ocorrido.

“A Polícia Militar do Distrito Federal presta condolências aos familiares e amigos em nome de todos que integram esta Instituição bicentenária que Leonardo pretendia integrar.”, escreveu a corporação.

O Instituro Americano de Desenvolvimento (Iades), responsável pelo TAF, por nota, lamentou a morte de Leonardo e afirma que aguarda mais informações sobre a causa da morte. Eles ainda esclareceram que todos os candidatos foram obrigados a apresentar atestado médico específico para fazer o teste.

“Esclarece-se, ainda, que os testes de aptidão física do concurso público da PMDF visam avaliar a capacidade do candidato para suportar, física e organicamente, as exigências da prática de atividades físicas a que será submetido durante o Curso de Formação de Praças, bem como o desempenho das atividades policiais”, afirma. A banca ainda se solidarizou com os familiares do candidato.

Nas redes sociais circula um vídeo do momento em que Leonardo é atendido.

Como é o teste?

O Teste de Aptidão Física (TAF) tem caráter eliminatório e serve para descartar candidatos que não cumprirem o desempenho mínimo exigido. São cobrados teste em barra fixa, teste de flexão abdominal (tipo remador), teste de corrida de 12 minutos e teste de natação.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado