Menu
Brasília

Campanha pede doações para salvar cachorro que foi abandonado em Samambaia

Arquivo Geral

05/01/2019 9h40

Cachorrinho conhecido como Fred, após ser resgatado. Foto: Divulgação.

Ana Karolline Rodrigues
[email protected]

Há algumas semanas, a artesã Maria Madalena da Costa da Silva, 53, luta para que o cãozinho Fred, de apenas dois anos, consiga continuar vivo e bem. Ela encontrou o animal abandonado e ferido em uma rua da quadra 122 de Samambaia. Agora, faz campanha com amigas e veterinários para conseguir pelo menos R$ 5 mil para custear os gastos com as cirurgias que o pet precisou fazer. “Pela condição dele quando encontramos, é um herói de estar vivo”, afirmou Maria.

A mulher relata que a primeira vez que viu o cachorro foi quando seu filho saía para pegar o metrô. Foi nesse momento que ele observou o animal ferido em baixo de um ônibus escolar e voltou para contar à mãe. “Estava um sol muito quente. Aí ele falou que tinha um cachorro sozinho lá perto de casa e estava em baixo do ônibus abandonado. Quando fui lá, vi que ele estava imóvel, achei até que estava morto. Aí, um rapaz de lá me ajudou a tirar ele e o levei lá pra casa numa sacola. Ele estava gemendo de dor, então eu saí pra comprar remédio e cuidei dei ele durante a noite. No outro dia, levei para uma clínica onde ele ficou uma semana. ele foi atropelado”, narra a artesã.

Como não poderia cobrir todos os custos de tratamento sozinha, por indicação, Maria Madalena conheceu a comerciante Ana Paula Mendes, 56 anos, que, por trabalhar com resgate de animais, passou a ajudar no caso de Fred. “Trabalho em uma ONG que faz resgate e a Madalena não sabia como agir. Foi quando eu entrei nesse problema”, contou Ana Paula.

Há pelo menos cinco anos, Ana Paula é voluntária da ONG Pets Perdidos e cuida de gatos e cachorros abandonados. “Hoje têm 30 (cachorros e gatos) comigo na minha chácara. Cuidamos, fazemos todos os exames e quando o animal está recuperado, castrado, vacinado, levamos para feiras de adoção”, explica.

Fred após cirurgia. Foto: Divulgação.

Grande ajuda

Através de sua professora de pilates, vizinha de Maria Madalena, a advogada Sheila D’ávila Braga, 50 anos, e sua filha, Jéssica D’ávila, 28 anos, ficaram sabendo do caso de Fred e decidiram ajudar o animal. Agora responsável pela campanha, Sheila divulga a ação pelas redes sociais e, especificamente, em um grupo criado no Whatsapp, que já conta com 27 participantes para ajudar o animal.

Com a filha, ela criou uma vaquinha online para conseguir o valor necessário para pagar as cirurgias. Segundo ela, uma das cirurgias sairia por R$ 7.340, mas a clínica só cobrou os materiais e saiu por 4 mil. Sheila ainda relata que o animal já fez duas cirurgias e ainda precisa de uma terceira. “Ele é um guerreiro, o doutor achou que ele iria morrer, mas ele aguentou. Foi muito difícil fazer essa transfusão de sangue”, disse.

Sheila já possui dois cachorros e se comoveu com a história de Fred. Foto: Reprodução.

Saiba mais:

Após morte de cadela Manchinha, Carrefour anuncia ações para adoção

Homem mata cachorro na frente da família no Rio

Homem que arrastou cachorro em pista prestou depoimento e foi liberado

Campanha

Buscando atingir um número grande de pessoas, Jéssica, filha de Sheila, criou logo no dia 21 a vaquinha online e passou a divulgar a campanha em seu Instagram e em grupos que participa em redes sociais. “Eu já tinha visto protetores de animais fazendo e atingindo o objetivo, então comecei a vaquinha. E sempre peço para quem não puder doar que nos ajude a divulgar para salvar o anjinho Fred. Fui expulsa de dois grupos por tanto mandar a história. Mas isso faz parte, o importante é o Fred conseguir se recuperar”, afirmou a advogada.

Segundo Sheila, o dinheiro que buscam arrecadar com a ação servirá apenas para cobrir os custos com a cirurgia e, portanto, se for necessário um tratamento posterior, continuarão a campanha.

Para ajudar o animal, você pode doar qualquer valor através da vaquinha online, ou ajudar comprando uma rifa online que tem como prêmio uma pulseira. Além disso, pagamentos também podem ser feitos diretamente para a clínica veterinária Vet Way, que pode ser contatada pelo telefone (61) 3541-0166.

Fred quando foi levado para a primeira cirurgia. Foto: Divulgação

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado