Menu
Brasília

Caminhonetes de luxo furtadas no DF eram levadas para Bahia e Goiás

Arquivo Geral

05/12/2018 10h43

Foto: Raianne Cordeiro/Jornal de Brasília

Jéssica Antunes
[email protected]

O furto recorrente de caminhonetes Mitsubishi modelo L200 Triton na área do Plano Piloto chamou a atenção da Polícia Civil, que investigou e prendeu uma organização criminosa que levava e revendia os automóveis para receptadores na Bahia e em Goiás. Eles são responsáveis por mais de um terço das 33 ocorrências registradas no Distrito Federal no ano. Agora, os receptadores são investigados.

A maior parte dos crimes ocorreu nas Asas Sul e Norte. De acordo com Bruno Ehndo, delegado da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais  (Corpatri), os furtos ocorriam geralmente no início da manhã.Três pessoas rodavam por Brasília em carros de apoio a procura de veículos e quando encontravam um alvo, se aproximavam, arrombavam e conseguiam entrar.

PCDF/Divulgação

Eles faziam a procura por rastreadores e conseguiam ligar os carros por meio de centrais. Os equipamentos controlam uma série de funções do automóvel e, em cerca de 15 segundos, consegue permitir a partida. As caminhonetes eram estacionadas por até 48h em quadras próximas para garantir que o carro não fosse rastreado. Depois, na madrugada, eles buscavam e entregavam aos receptadores.

Segundo a PCDF, o grupo foi identificado como autor de 25 furtos praticados, sendo 12 exatamente da mesma marca e modelo. Foram expedidos dez mandados de prisão. Os integrantes moram em Sobradinho, Planaltina e Planaltina de Goiás. Um dos alvos foi preso em flagrante de posse de uma caminhonete na terça-feira (4). Três estão foragidos.

Três suspeitos estão foragidos. Foto: PCDF/Divulgação

“Essa recorrência de furtos em área geográfica determinada despertou a atenção da divisão, que resolveu apurar. Em cinco meses de investigação, foi possível identificar os responsáveis pelos crimes e o destinos desses veículos”, diz o delegado.

A prisão dos acusados não encerra as apurações, que vai atrás dos receptadores especialmente de Barreiras (BA), Catalão e Formosa (GO). Um receptador ouvido contou que pagou R$ 3 mil pelo veículo.

Foram apreendidos quatro carros usados para prática do furto e seis veículos adulterados. Além disso, 17 centrais utilizadas para acesso ao sistema dos veículos foram encontradas nas casas dos alvos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado