Menu
Brasília

Caesb vai reduzir pressão da água para diminuir consumo no DF

Colaborador JBr

21/11/2016 15h02

Foto: Shutterstock

Raphaella Sconetto
[email protected]

O nível do reservatório do Rio Descoberto subiu um pouco durante o último fim de semana – 20,07% –, abandonando o estado de restrição de uso. Mas, além da tarifa de contingência, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) vai reduzir a pressão nas tubulações de água nas regiões que são abastecidas pelo Descoberto. Com a medida, a companhia espera uma redução de consumo de 5 a 10% de acordo com a localidade. O volume útil de Santa Maria também aumentou e está em 40,96%. As últimas medições foram feitas pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento (Adasa) nesta segunda-feira (21).

De acordo com a Caesb, o objetivo desta redução é manter o abastecimento diário regular dos consumidores e a estimativa é de que se capte menos água no Descoberto, de modo que auxilie na superação da crise hídrica.  As regiões que terão a pressão reduzida serão: Ceilândia, Vicente Pires, Colônia Agrícola Samambaia, Samambaia, Riacho Fundo II, Recanto das Emas, Gama, Santa Maria, Águas Claras, Arniqueiras, Taguatinga, Riacho Fundo I, Park Way, Candangolândia e Núcleo Bandeirante.

Os procedimentos de redução de pressão serão iniciados a partir desta quarta-feira (23) durante o período diurno, no horário de 7h às 19h. A Caesb acredita que a redução poderá impactar no valor das contas. “O valor é de acordo com o consumo de cada imóvel, que esperamos ter uma redução”, alega.

A companhia também informou que só voltará com a pressão normal na medida em que o reservatório do Descoberto se recuperar.

Entenda

A redução de pressão nas tubulações é uma tecnologia praticada por companhias de saneamento para a diminuição de perdas de água. A Caesb irá ampliar a redução de pressão na rede para o período diurno, como estratégia para enfrentar a crise hídrica, induzindo a redução do consumo, preservando a infraestrutura de abastecimento e minimizando o risco de esgotamento dos reservatórios.

Diferente do racionamento de água, a redução de pressão não deixa o morador sem água e há uma preservação maior das estruturas da rede de água. No racionamento, como as redes são esvaziadas, o retorno do abastecimento pode, eventualmente, provocar rompimentos e dificultar ainda mais a normalização do sistema.

Confira quais são as datas para o início da redução em cada região:

23/11 – Ceilândia

28/11 – Vicente Pires, Colônia Agrícola Samambaia

02/12 – Samambaia

07/12 – Riacho Fundo II, Recanto das Emas, Gama, Santa Maria

12/12 – Águas Claras, Arniqueiras, Taguatinga, Riacho Fundo I

14/12 – Park Way, Candangolândia, Núcleo Bandeirante

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado