Menu
Brasília

Caesb já faz transferência de 370 L/s do Sistema Santa Maria/Torto para o Descoberto

Arquivo Geral

05/12/2017 7h52

Tony Winston/Agência Brasília

A Caesb tem realizado, desde agosto, várias obras, em etapas, para a transferência de água do Sistema Santa Maria/Torto para o Sistema Descoberto. Essa transferência tem o objetivo de poupar o Lago Descoberto, que é o manancial mais impactado pela atual crise hídrica e o principal do DF. O processo de transferência começou com 220 L/s e agora já está sendo possível transferir cerca de 370 L/s. O objetivo da Caesb é aumentar essa capacidade para algo em torno de 700 L/s.

Após o início do racionamento (iniciado em 16/01/17 no Sistema Descoberto e em 27/02/17 no Sistema Santa Maria/ Torto), a vazão captada no Descoberto estabilizou, entre 3.700 a 3.800 L/s. As obras de transferência, levaram a captação nesse manancial a uma redução até o patamar atual de 3.350 L/s. A Caesb trabalha para reduzir ainda mais esse volume de captação.

Inicialmente, a área atendida pela transferência era somente o Guará I e II (220 L/s), depois foram interligadas áreas do Lúcio Costa, Núcleo Bandeirante, Park Way e Candangolândia (mais 80 L/s, totalizando 300 L/s). Na semana passada a interligação e a transferência foram ampliadas e novas áreas antes atendidas pelo Sistema Descoberto passaram a receber água do Sistema Santa Maria/Torto, abastecendo outras áreas do Park Way, Núcleo Bandeirante e Vila Metropolitana (mais 70 L/s, totalizando 370 L/s). Outras intervenções estão em curso e irão ampliar essa capacidade de transferência em até 700 L/s.

As obras de interligação estão sendo realizadas com recursos da Tarifa de Contingência, aplicada entre outubro de 2016 e junho deste ano. “A Caesb tem trabalhado incessantemente para ajudar o DF a superar a crise hídrica. A transferência de água do Sistema Santa Maria/Torto para o Sistema Descoberto só é possível devido a ampliação da capacidade de produção de água da Caesb com a inauguração da ETA do Lago Norte e do Subsistema do Bananal”, exaltou o presidente da Caesb, Maurício Luduvice.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado