Menu
Brasília

Brasília participa da 6ª edição da EndoMarcha 2019

Arquivo Geral

28/03/2019 10h48

Foto: EBC

O Distrito Federal está na rota da 6ª edição da Marcha Mundial de Conscientização da Endometriose  (EndoMarcha 2019), que será no dia 30 de março, no Parque do Bosque do Sudoeste. A ação ocorre ainda em diversas cidades do Brasil e em mais de 70 países, em prol da conscientização da endometriose.

Além da conscientização, tanto da sociedade civil quanto dos médicos, outro grande objetivo da EndoMarcha é fazer a interface com a classe política para o reconhecimento da endometriose como doença social, permitindo que haja políticas públicas voltadas às pacientes usuárias do SUS, assim como tratamento digno e eficaz para melhorar a saúde e qualidade de vida das mulheres com acesso a convênios de saúde.

A ação é apoiada pela Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA). “Em todas as cidades haverá médicos, membros da SBRA, especialistas em reprodução assistida para tirar dúvidas sobre os tratamentos de fertilidade em mulheres diagnosticadas com endometriose”, afirma a presidente da entidade, Hitomi Nakagawa.

A EndoMarcha 2019 ocorrerá nas seguintes cidades: São Paulo, Sorocaba, Leme, Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte, Uberlândia (MG), Goiânia (GO), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba, Londrina, Maringá (PR), Florianópolis (SC), Salvador, Feira de Santana (BA), Fortaleza (CE), São Luís (MA), Boa Vista (RR) e Belém (PA).

Endometriose

A endometriose já foi diagnosticada em aproximadamente 7 milhões de pacientes no Brasil. Em nível mundial, o número chega a 176 milhões, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A doença consiste no implante de tecido semelhante ao endométrio, responsável pela menstruação, fora da cavidade uterina. Os principais sintomas da doença são cólica menstrual, dor durante a relação sexual, sangramento irregular ou aumentado, dor constante na pelve, alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação e até a infertilidade.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado