Menu
Brasília

Brasília celebra Mês da Água com atividades educacionais e esportivas

Arquivo Geral

01/03/2016 18h49

Diversas ações de educação e sensibilização ambiental para comemorar o Mês da Água, em março, ocorrerão em Brasília a partir de terça-feira (1º). As iniciativas são articuladas por órgãos do governo distrital, federal e organizações não governamentais.

O Dia Mundial da Água, em 22 de março, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, no Rio de Janeiro, e é comemorado no mundo inteiro.

“Os eventos eram feitos de maneira independente, mas, desde 2015, no âmbito do programa Cultivando Água Boa, foi proposto um calendário unificado em março”, explica Sérgio Ribeiro, chefe da Unidade Estratégica de Água, da Secretaria do Meio Ambiente.

Para 2016, a ONU escolheu como tema “Água e Empregos: Investir em Água é Investir em Empregos”. No cronograma estão ações de educação ambiental em escolas públicas do DF, mutirão de plantio e implementação de agrofloresta em região de nascente de água e eventos no Jardim Zoológico de Brasília, na orla do Lago Paranoá e na Bacia do Rio Descoberto.

AtividadesRibeiro explica que todas as secretarias e parceiros divulgarão as atividades. Para ele é importante que a população passe por uma formação até 2018, quando a capital sediará o maior evento do gênero, o 8º Fórum Mundial da Água. “É um preparo para 2018”, resume.

Como exemplos das atividades durante o mês, a população poderá participar de prática de remo, saindo da Ponte Juscelino Kubitschek até a Ermida Dom Bosco no domingo (20), às 10 horas. No dia 22, às 14h30, ocorrerá uma mostra de hidrografia para escolas e o lançamento de concurso de redação no Centro de Excelência do Cerrado, no Jardim Botânico, aberto à comunidade.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado