Menu
Brasília

Bebê de 19 dias luta contra o tempo à espera de leito no INCor

Arquivo Geral

23/08/2017 12h26

Divulgação

Com informações de João Paulo Mariano

A família do pequeno Arthur Henrique Behr vive um drama desde o nascimento dele há 19 dias. Isso porque o bebê nasceu com a síndrome de hipoplasia do coração esquerdo, que provoca a má formação do órgão. Internado desde então na UTI do HMIB, apenas uma cirurgia de emergência pode mudar o quadro clínico de Arthur, que atualmente sobrevive com ajuda de aparelhos e medicamentos. Sem dinheiro para pagar o procedimento, a família entrou na Justiça para forçar a Secretaria de Saúde a custear o tratamento.

No dia 11 de agosto, uma sentença favorável ao pedido da família trouxe um alento ao coração dos familiares. A tranquilidade, no entanto, durou pouco, pois a Secretaria de Saúde não cumpriu a determinação alegando que não há vaga no INCor, local que teria a estrutura necessária para a realização da cirurgia do bebê.

Na decisão, a magistrada Mara Silda Nunes de Almeida determina que a Secretaria de Saúde do Distrito Federal deverá custear a remoção, o tratamento, os medicamentos e o que mais for necessário para a plena recuperação de Arthur. A ordem determina que a pasta promova o cumprimento da decisão em 24 horas, uma vez que a doença que acomete Arthur “possui percentual de mortalidade de 95%, cardiopatia complexa e grave risco de piora súbita e morte. Apesar disso, 12 dias depois da decisão, nada foi feito.

A saúde, por sua vez, afirmou que “enquanto aguarda a vaga, Arthur permanece internado na UTI neonatal do Hospital Materno Infantil, recebendo a assistência necessária ao quadro de saúde que apresenta.”

Enquanto espera, o pai do pequeno Arthur, Henrique Behr criou um abaixo assinado virtual que já reúne quase três mil assinaturas. “Meu filho tem menos chance a cada dia. O governo vê isso e não faz nada”, lamentou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado