Menu
Brasília

Base do governo boicota sessão e votação do Orçamento do DF para 2018 é adiada

Arquivo Geral

14/12/2017 18h55

Foto: Rudney Victor/Cedoc

Eric Zambon
[email protected]

As desavenças entre os deputados da base governista e oposição se acirraram na Câmara Legislativa do DF e a votação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2018 foi novamente adiada por falta de quórum. Com isso, o recesso parlamentar, que deveria começar nesta sexta-feira (18), foi sobrestado e haverá uma nova tentativa de aprovar o orçamento na próxima terça-feira (19), em sessão ordinária.

Os deputados da situação, encabeçados pelo líder do governo, Agaciel Maia (PR), queriam a aprovação de uma emenda ao PLOA que permitisse ao Buriti remanejar R$ 1,2 bilhão do fundo de aposentadoria dos servidores públicos de Brasília. Esse dinheiro seria tirado do superávit do Instituto da Previdência Social (Iprev) e teria como destinação obras e nomeações. Na noite dessa quarta, porém, a matéria foi destacada do PLOA pelo presidente da Casa, deputado Joe Valle (PDT), e derrotada com voto de Minerva dele, após empate de 10 a 10 nos votos.

Com a derrota, os governistas se retiraram do plenário, impossibilitando a votação do orçamento. Nesta quinta, eles sequer compareceram à sessão, novamente adiando a apreciação do projeto por falta de quórum – só havia 12 parlamentares na Casa no momento da convocação.

Mais cedo, em meio aos debates, o deputado Robério Negreiros (PSDB) chamou o líder do governo na Casa, Agaciel Maia (PR), de sonso e parlapatão, após o parlamentar ter sugerido traição do colega na votação da última quarta.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado