Menu
Brasília

Bar é multado pelo TRT por publicar anúncios racistas e sexistas

Colaborador JBr

22/09/2016 13h35

Reprodução/Facebook

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) multou um bar, localizado na quadra 214 da Asa Sul, em 5 mil reais por publicar anúncios de vaga de emprego com termos sexistas e racistas. Em uma publicação feita em março deste ano, o bar pede que as candidatas sejam bonitas e desinibidas. Os anúncios se referiam a trabalhos no Buraco do Jazz, que acontece toda quinta-feira no local.

Em entrevista ao G1, o dono do bar, Gustavo Frade, reconheceu o teor dos anúncios e disse que vai acatar a decisão. Para ele, a intenção não era de exclusão e que o tipo de negócio utiliza a estética para conquistar os clientes.

“A gente é sexualizado, a gente trabalha com esse negócio, nossos drinks são subversivos, com nomes como ‘orgasmo’, ‘volúpia’, ‘blowjob’ [sexo oral em inglês]”, conta.

Para a juíza Audrey Choucair Vaz, que analisou o caso, as respostas do dono do bar, encaminhadas ao Ministério Público, descreve um cenário de desrespeito e abuso.

“Quando o poder empresarial ultrapassa os seus pedidos e cai para critérios subjetivos e injustos à luz do ordenamento jurídico, que objetificam o ser humano, e em especial a mulher, sua conduta não pode ser tolerada”, argumenta em uma parte do processo.

Além de pagar a multa de 5 mil reais, o bar não poderá publicar mais anúncios do tipo e poderá usar como referências para requisitos apenas “boa aparência” e “boa apresentação”. Mas, para o dono do bar, toda a decisão só trouxe benefícios. “A gente está vendo como uma conquista. Foi uma publicidade. Foi negativa? Foi. Mas agora eu sou muito mais conhecido.”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado