Menu
Brasília

Atropelado por van da Agefis, ambulante denuncia truculência

Arquivo Geral

28/12/2017 7h00

Atualizada 27/12/2017 21h30

Edson registrou boletim de ocorrência depois do caso: ele se feriu e perdeu a bicicleta e as mercadorias. Foto: João Stangherlin

Raphaella Sconetto
[email protected]

Há quatro anos desempregado, o ambulante Edson Pimentel Garção, 51 anos, encontrou nas ruas de Ceilândia a forma de sustento. Uma semana atrás, porém, ele ficou sem seu instrumento de trabalho: a bicicleta dele foi danificada ao ser atingida por uma van da Agência de Fiscalização (Agefis). O homem ainda se feriu e perdeu a mercadoria. A situação causou revolta na região.

Segundo o ambulante, o caso aconteceu por volta das 8h de quinta-feira passada. “Todo dia pego minha bicicletinha e vou para o centro de Ceilândia vender. Naquele dia, eu estava voltando mais cedo para casa, porque uns colegas tinham me avisado que a Agefis estava tirando todo mundo de lá”, lembra.

Ele relata que, ao chegar próximo à QNM 17, foi surpreendido pelo veículo da agência. “Eu não os vi, vieram por trás. Me jogaram no chão e pegaram todas minhas coisas. Saíram sem anotar meu nome e nem perguntaram se eu estava bem”, denuncia. Garção relata que tinha aproximadamente R$ 250 em moedas, 36 garrafas de água, 15 latas de refrigerante, dez pacotes de salgadinho, cinco carteiras de cigarro e uma caixa de isopor. “Perdi tudo”, lamenta.

Ele assegura que tem todas as notas fiscais dos produtos – o que dá direito à devolução dos bens -, embora a venda nas ruas sem autorização seja considerada ilegal. “Eu tenho família para sustentar e estou aqui parado. Não tenho estudo, não tenho mais minhas mercadorias”, queixa-se. No entanto, o alívio é de que algo pior não aconteceu. “E se um carro viesse atrás e passasse por cima de mim?”, indaga.

O ambulante registrou boletim de ocorrência, mas até agora não recebeu nenhuma informação. “Me disseram que está tudo de recesso, então nada foi resolvido até agora”, completa.

Ele se queixa ainda das dores da queda. “Já tive que ir ao hospital duas vezes, uma no Hospital de Ceilândia e depois no Hospital de Base. Tomei remédio na veia, porque sinto muita dor na perna e na cabeça”, aponta.

Forma de sustento

O homem trabalhava como gari, até que foi mandado embora. Sem estudo, não consegue um emprego formal. “Tive que vender coisa na rua, porque era a única forma de arrumar dinheiro. Melhor do que fazer coisa errada. É um dinheiro honesto”, pondera.

Garção, ainda nervoso com a situação, não voltou a trabalhar. Ele conta que sequer consegue pegar as mercadorias. “Me disseram que tem que pagar para pegar, mas como vou pagar se eu estava juntando moeda e eles nem anotaram o meu nome? Para mim, apreensão é quando a Agefis vem, pergunta seu nome, diz que está fazendo uma operação e fala onde você pode recolher depois”, acredita. “Eu estava juntando as moedas para pagar conta de água e de luz. Se eu tivesse com meu dinheirinho, não tinha conta atrasada. O dinheiro ficou para eles”, conclui.

Ajuda veio de bombeiro

Um bombeiro aposentado, que não quis se identificar, presenciou o momento em que o carro fechou o ambulante. “Ele estava no canto da pista, perto do meio-fio. A van veio por trás e jogou ele. Acabou com a bicicleta. Aí os agentes abriram a porta e pegaram toda a mercadoria que estava no chão. Saíram sem prestar socorro”, critica.

Ao ver a situação, o homem foi socorrer Garção. “Ele estava muito nervoso. Ajudei a levantar, dei água, e levei até a delegacia para registrar boletim de ocorrência”, afirma. O bombeiro alega que o machucado não foi muito grave. “Foi mais interno, não sangrou nem nada. Mas a pancada foi muito forte”, aponta.

Para ele, os servidores da Agefis se aproveitaram da situação. “Foi abuso de poder, porque Edson não estava nem vendendo as mercadorias. Eram três agentes e o motorista. Quando a Agefis faz essa operação, a Polícia Militar tinha que estar junto acompanhando. Então foi negligência, uma imprudência dos agentes”, alega.

Para tentar aliviar a situação, o bombeiro garante que vai tentar juntar dinheiro para comprar uma bicicleta para Edson. “Vou conversar com amigos e os vizinhos. Assim, ele vai poder trabalhar e ter o dinheiro dele novamente”, conclui.

Versão oficial

  • Em nota, a Agência de Fiscalização do DF (Agefis) informou que vai apurar o ocorrido. “Caso seja verificado algum abuso por parte do servidor, o mesmo será responsabilizado nos termos da lei”, garantiu.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado