Menu
Brasília

Atenção, pais! Sesi-DF abre vagas gratuitas para o Ensino Médio

Arquivo Geral

22/10/2018 15h55

Sesi. Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra

O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) lançou nesta segunda-feira (22) o edital de abertura de vagas de gratuidade para o Ensino Médio no ano letivo de 2019.  As 214 vagas são para pessoas de baixa renda. Até 29 de outubro, serão aceitas apenas inscrições de trabalhadores da indústria, que têm prioridade. As vagas remanescentes serão abertas à comunidade em geral em 30 de outubro, para inscrições no período de 31 de outubro a 9 de novembro.

Há vagas para ingresso na 1ª série do Novo Ensino Médio nas três escolas do Sesi-DF: Gama, Sobradinho e Taguatinga. Para a 2ª e a 3ª séries do Ensino Médio Regular, as vagas na modalidade de gratuidade regulamentar são apenas na escola de Sobradinho.

Formação profissional
Os alunos da 1ª série do Novo Ensino Médio do Sesi aprofundarão seus estudos no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), também de forma gratuita. Em Taguatinga, a formação profissional é no curso de Técnico em Redes de Computadores. Em Sobradinho, Técnico em Eletrotécnica. No Gama, são duas opções: Técnico em Eletrotécnica e Matemática e suas Tecnologias.

As inscrições são por ordem de atendimento, exclusivamente por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Sistema Fibra, pelo telefone (61) 4042-6565, das 8h às 18hs, de segunda a sexta-feira. No caso do Novo Ensino Médio, o curso de formação profissional de interesse deverá ser informado ao SAC e não poderá ser trocado depois.

Após a ligação, o responsável legal do estudante terá o prazo de dois dias úteis para confirmar a inscrição pessoalmente na escola, apresentando a documentação abaixo:

Ficha de inscrição preenchida – disponível na secretaria escolar

Cópia da carteira de trabalho

Cópia da Guia da Previdência Social (GPS) – documento que comprova que a empresa é contribuinte da indústria

Boletins de notas do ano letivo 2018, assinados e carimbados pelo centro de ensino no qual o aluno se encontra devidamente matriculado

Declaração

No ato da confirmação da inscrição, o responsável deverá redigir uma declaração manifestando se enquadrar em situação de baixa renda ou apresentar documento que comprove ser beneficiário do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

É exigido que o estudante esteja, no momento da inscrição, regularmente matriculado e cursando o nível imediatamente anterior àquele em que deseja se matricular para o ano letivo de 2019. Deve, ainda, estar dentro da faixa etária indicada no item 3 do edital.

O Sesi-DF fornecerá aos estudantes da modalidade de gratuidade regulamentar as isenções da taxa de matrícula e de todas as mensalidades, além dos livros didáticos e do uniforme (duas camisetas, uma calça, uma bermuda e um casaco). A confirmação da inscrição ocorrerá no ato da entrega da documentação na escola do Sesi de interesse e a lista completa dos beneficiados será publicada no site  e nos murais das escolas em 19 de novembro.

A matrícula dos alunos contemplados na modalidade de gratuidade regulamentar deverá ser feita de 20 a 29 de novembro, das 7h30 às 18 horas, na secretaria escolar.

Renovação de matrículas

Os alunos contemplados com a gratuidade do Sesi-DF em anos anteriores poderão renovar a matrícula normalmente, com os mesmos benefícios. Não será preciso se inscrever novamente.

Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio, seguindo as novas diretrizes do Ministério da Educação, terá duração de três anos e será ofertado a novos alunos com a idade máxima de 16 anos (no ato da matrícula), para ingresso na 1ª série. Traz a integração do Ensino Técnico com as disciplinas regulares divididas por área de conhecimento, em apenas um turno.

Os planos de ensino serão estruturados em quatro áreas de conhecimento: Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Além desses quatro itinerários básicos, os alunos vão passar pelo quinto itinerário, chamado de formativo para profissionalização, que, no Sesi-DF, será em parceria com o Senai-DF.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado